Como fazer streaming de jogos do Xbox no Android e no iOS

4 min de leitura
Imagem de: Como fazer streaming de jogos do Xbox no Android e no iOS
Imagem: Mateus Mognon

A Microsoft tem um serviço de games em nuvem chamado xCloud, que atualmente está em fase de testes no Brasil, mas os usuários dos consoles Xbox já podem fazer streaming de seus jogos gratuitamente para Android e iOS. Isso é possível graças ao recurso de jogar remotamente, disponível em Xbox One, Xbox Series S e X.

A ferramenta praticamente transforma o console em um servidor particular do xCloud. Utilizando o celular e um controle Bluetooth, o usuário pode jogar seus games remotamente na tela do smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Yakuza Like a Dragon sendo transmitido de um Xbox Series X para o smartphone Xiaomi Mi 6Yakuza Like a Dragon sendo transmitido de um Xbox Series X para o smartphone Xiaomi Mi 6.Fonte:  Mateus Mognon 

Requisitos para jogar remotamente com o Xbox

Para utilizar o gameplay remoto do Xbox, é necessário preencher alguns requisitos básicos, incluindo ter um console da linha. Veja tudo o que é preciso ter para jogar via streaming no celular:

  • Console Xbox One, Xbox Series X ou Series S
  • Controle com suporte para conexão Bluetooth
  • Celular ou tablet Android com versão 6.0 ou iOS 10 ou superior, com Bluetooth versão 4.0+
  • Conexão de internet móvel ou Wi-Fi com 10 Mbps, de preferência 5 GHz
  • Aplicativo Xbox, disponível na Play Store e na App Store
  • Conta Microsoft com perfil Xbox

O gameplay remoto funciona com a vasta maioria dos controles Bluetooth, incluindo o DualShock 4 e o DualSense, do PlayStation 5, além de dispositivos de marcas genéricas. Os consoles mais modernos da Microsoft também trazem joysticks otimizados para o uso sem fio.

Os controles Xbox que possuem toda a parte superior da mesma cor trazem suporte para Bluetooth. Os modelos incluem os joysticks vendidos com o Xbox One S e One X, Series X e Series S.Controles Xbox com toda a parte superior da mesma cor trazem suporte para Bluetooth.Fonte:  Xbox 

Se você já é dono de um console Xbox, os controles que suportam Bluetooth têm a parte de cima integrada ao corpo do acessório, como mostrado na imagem anterior. Para quem busca uma experiência mais rebuscada, a companhia vende joysticks feitos especialmente para o uso com smartphones, como é o caso do Razer Kishi e do 8BitDo SN30 Pro.

Configurando o Xbox

O próximo passo é habilitar o Xbox para a função. Ligue o video game e acesse as configurações do console pressionando o botão Xbox do controle e procurando o ícone de engrenagem nos menus.

Busque a aba "Dispositivos e Conexões" e entre na opção "Recursos Remotos". No fim da página, clique em "Habilitar Recursos Remotos", o que dará início a um teste para verificar se tudo está dentro dos conformes para a realização do streaming.

A configuração do Xbox para streaming só precisa ser feita uma vez.Configuração do Xbox para streaming só precisa ser feita uma vez.Fonte:  Mateus Mognon 

Após a verificação, o console exibirá uma página com informações sobre a conexão e configurações do Xbox que são necessárias para realizar o streaming. Os itens marcados com um triângulo laranja mostram sugestões de melhorias que podem ser feitas para aprimorar a qualidade da transmissão.

Caso um círculo vermelho esteja presente em alguma das opções, isso significa que a mudança é obrigatória para a realização do streaming. Na maioria dos casos, a ação que deve ser alterada é a "Configuração do console".

Ative a opção de recursos remotos e configure o modo de energia para inicialização imediata.Ative a opção de recursos remotos e configure o modo de energia para inicialização imediata.Fonte:  Mateus Mognon 

Para utilizar o gameplay remoto, seu console deve estar configurado no modo de ligação instantânea, que mantém alguns recursos funcionando mesmo quando o dispositivo está desligado. Para ativar essa opção, vá até a página de "Recursos remotos" e habilite a "Inicialização imediata" em "Modo de energia".

O modo de inicialização imediata permite que você jogue remotamente com o console desligado, sem a luz com símbolo de Xbox iluminada. No entanto, é necessário deixar o console conectado na tomada e na internet para conseguir transmitir o gameplay.

Streaming no celular

Com o console pronto, é necessário configurar o celular que vai fazer o streaming dos games. Para isso, baixe o aplicativo Xbox para Android ou iOS e faça login com sua conta Microsoft.

O menu de gameplay remoto está disponível no canto superior direito da interface principal do app, com um símbolo de Xbox One com ondas de conexão ao lado do sino de notificações. Toque no ícone para ver quais consoles estão integrados ao aplicativo e, se estiver utilizando o recurso pela primeira vez, vá em "Configure um console" e siga os passos exibidos no app para sincronizar os dispositivos.

Fonte:  Mateus Mognon 

Para começar a transmissão, selecione o console e toque em "Reproduzir remotamente neste dispositivo". Caso todas as configurações estejam corretas, uma tela com uma nave verde aparecerá enquanto a conexão entre smartphone e Xbox é realizada.

Quando o streaming começar, uma nova tela surgirá solicitando que você conecte um controle sem fio ou com cabo USB ao smartphone. Para realizar o procedimento com um acessório Bluetooth, basta clicar em "Configurações de Bluetooth" e parear seu joystick ao dispositivo móvel.

Para jogar remotamente, é necessário conectar um controle no smartphonePara jogar remotamente, é necessário conectar um controle ao smartphone.Fonte:  Mateus Mognon 

Com o controle conectado, você poderá navegar pela interface de seu Xbox remotamente e jogar os games instalados no dispositivo. Durante nossos testes com a função, obtivemos resultados de qualidade e sem grandes perdas ao utilizar uma rede de 5 GHz no console e no celular.

Vale notar, também, que nem todos os títulos são compatíveis com a função de streaming remoto do Xbox, e alguns artefatos de imagem podem aparecer durante a transmissão, principalmente em jogos online. Além disso, dependendo da qualidade de conexão e do controle utilizado, o gameplay pode vir acompanhado de certo delay nos comandos, o que não é interessante em títulos mais competitivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.