Android 12: veja como pode ser a nova interface do Robô

1 min de leitura
Imagem de: Android 12: veja como pode ser a nova interface do Robô
Imagem: Android Authority/Reprodução

A prévia do Android 12 para desenvolvedores trouxe informações sobre uma grande reformulação visual do app de Configurações do sistema operacional da Google. Com isso, o conceito deve ser aplicado a outros aplicativos.

Baseado nas imagens vazadas do guia de padrão de design batizado “Material Next”, o 9to5 Google criou prévias com as possíveis atualizações do Gmail, Play Store e outros apps. Lembrando que as mockups não são o visual definitivo dos programas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Android 12 pode dar prioridade para o uso do celular com uma mão.Android 12 pode dar prioridade para o uso do celular com uma mão.Fonte:  9to5 Google/Reprodução 

De forma geral, os aplicativos básicos do Android 12 podem ganhar um visual semelhante ao One UI da Samsung. Por outro lado, as mudanças de design do Next Material focam no uso do aparelho com apenas uma mão.

Dessa maneira, os apps devem ganhar um banner na parte superior que ocupa um terço da tela. Além disso, como imagina o 9to5 Google, ele deve apresentar itens mais grossos e reduzir a “densidade de conteúdos” ou informações úteis na tela.

Mais uma vez, é importante destacar que os visuais do Android 12 não são definitivos. Isso porque a Google realiza diversas alterações antes de liberar a versão final para os usuários.

Além disso, os desenvolvedores podem realizar suas próprias escolhas. Portanto, apps criados por terceiros podem seguir uma linha visual diferente da proposta do Next Material.

Mudanças pontuais

Os mockups do 9to5 Google indicam mudanças pontuais em certos apps. Por exemplo, o Gmail deve trazer a barra de pesquisa no formato de “retângulo arredondado”, enquanto o avatar da conta do Google fica “flutuando” no canto superior direito.

A Play Store será o aplicativo que deve passar por maior transformação. Com isso, o “menu gaveta” pode ser substituído por um menu de opções que aparecerá quando o usuário clicar do avatar.

O aplicativo Contatos será um dos sofwares que terá o visual que prioriza o uso do aparelho com apenas uma mão. Enquanto isso, o Files se beneficiará dos itens mais grossos e com menos informações na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.