Tema escuro do Android 12 deixará de ser totalmente preto

1 min de leitura
Imagem de: Tema escuro do Android 12 deixará de ser totalmente preto
Imagem: Wikihow / Prototypr

Seguindo o lançamento do Android 12 em sua versão para desenvolvedores, usuários avançados e entusiastas se aventuraram no sistema operacional ainda em fase de testes para encontrar novos recursos e mudanças. Entre as novas descobertas, há uma pequena alteração que pode desagradar os mais exigentes: o tema escuro presente no Android 12 não será mais totalmente preto.

Além da ligeira mudança estética, a alteração do tema escuro no Android 12 pode significar uma redução pequena, mas considerável, na autonomia de bateria de dispositivos com telas AMOLED ou OLED. Isso se dá pela maneira que a tecnologia reage à exibição de imagens no display do celular, acendendo individualmente cada pixel para representar apenas partes "não-pretas". Dessa maneira, as partes que anteriormente possuíam o "preto absoluto" como cor efetivamente economizavam energia por demandar menos pixels acesos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nos termos técnicos, o Android 12 abandonou o preto tradicional, com código Hex "#000000", para adotar um tom de azul escuro, especificamente o "#171c21" — a mudança, contudo, deve passar despercebida para a maioria dos usuários. As cores de acento, presentes nos ícones da barra de notificações, parecem não ter sido alteradas.

Alteração do tema escuro do Android 12 em um celular Pixel. (Fonte: Android Police / Reprodução)Alteração do tema escuro do Android 12 em um celular Pixel. (Fonte: Android Police / Reprodução)Fonte:  Android Police 

Entretanto, ainda não está confirmado se a mudança é permanente, faz parte do modo de interface dinâmica do sistema operacional ou é apenas um entre outros temas disponíveis. Devido ao estado prematuro do Android 12, ainda em desenvolvimento, muitas funções podem mudar até o anúncio de seu lançamento, esperado apenas para setembro — caso a Google opte por seguir os calendários anteriores.

Similarmente, é possível que as grandes fabricantes de celulares, como a Samsung e Xiaomi, desenvolvam suas próprias soluções para o novo tema escuro dentro de suas interfaces customizadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.