O modo escuro é realmente vantajoso para a visão e a bateria do celular?

2 min de leitura
Imagem de: O modo escuro é realmente vantajoso para a visão e a bateria do celular?

Com tantos aplicativos e até sistemas operacionais adotando o novo tema escuro, tão pedido pelos usuários, algumas pessoas ainda não compreenderam as vantagens do novo esquema de cores, tampouco em quais casos os benefícios são reais ou não.

Intuitivamente pensamos que cores mais escuras são menos agressivas aos olhos e, por emitirem menos luz, economizam bateria. Embora correta, essa afirmação não se aplica a todos os casos. Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade.

Comparações de contraste (Fonte: Make Tech Easier/Reprodução)

A predominância da cor branca com texto em preto, no entanto, proporciona melhor leitura, independentemente do ambiente. Essa característica é resultado da natureza dos nossos olhos e das propriedades da luz. Quando dominante, a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido; se o fundo é preto, o efeito é exatamente o contrário e torna a vida de pessoas com astigmatismo ainda mais complicada.

Tanto o tema claro quanto o escuro têm suas aplicações. Indiscutivelmente, a leitura de conteúdos rápidos durante a noite é bem mais aprazível com o modo noturno, mas pode causar incômodo em leituras mais longas. O ideal para tornar a experiência noturna mais agradável é ajustar a claridade do ambiente, principalmente próximo à tela, a fim de evitar fadiga ocular; ou, se disponível, optar por temas com tons de cinza.

(Fonte: Make Tech Easier/Reprodução)

E a bateria, ajuda mesmo?

Se o seu dispositivo tiver uma tela OLED ou AMOLED, sim; nesse caso, os pixels presentes têm iluminação própria. Então, quando a informação presente no display for preta, o pixel permanecerá apagado, sem consumir energia.

Essa vantagem não está presente nas telas LCD justamente porque sua construção inclui um backlight para a formação das imagens. Por isso, sempre que a tela estiver com informações, toda luz de fundo estará ativa. É esse fenômeno que também justifica o tom acinzentado de telas LCD quando deveriam estar exibindo imagens totalmente pretas.

Por outro lado, as baterias de dispositivos com telas OLED e AMOLED não lidam bem com temas claros — e essa é uma das razões da popularidade dos modos escuros.

No fim das contas, quem decide é você

Se você prefere o tema escuro, use-o! Se o modo está disponível, cabe a você decidir o que o agrada mais e se as vantagens, agora explicadas, e as desvantagens são o que procura. Vale lembrar que até o TecMundo oferece opções para ambos os gostos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.