Google libera Android 12 para desenvolvedores; veja as novidades

1 min de leitura
Imagem de: Google libera Android 12 para desenvolvedores; veja as novidades
Imagem: 9to5Google

A Google liberou hoje (18) a primeira prévia do Android 12 para desenvolvedores. O sistema já pode ser baixado em smartphones da linha Pixel, que não são vendidos oficialmente no Brasil, e traz a primeira grande leva de detalhes oficiais sobre a nova versão do software.

A Google não divulgou a nova interface de usuário do Android 12, mas algumas imagens do preview e também de vazamentos já mostram o que podemos esperar da aparência do sistema. A empresa só deve revelar o visual do SO nos próximos meses, quem sabe durante a Google I/O, mas já descreveu algumas mudanças que estão a caminho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Android 12 trará melhorias no sistema de notificaçõesO Android 12 trará melhorias no sistema de notificaçõesFonte:  9to5Google 

A companhia disse que está reformulando o sistema de notificações com o Android 12. O objetivo é entregar uma experiência "moderna, fácil de usar e mais funcional", além de trazer melhorias no visual e animações.

Suporte para mais arquivos

A primeira prévia do Android 12 revela que o sistema contará com suporte para mais tipos de arquivos e melhorias na navegação por gestos. A Google também promete aprimoramentos em segurança na nova edição do SO.

O Android 12 chegará ao mercado com suporte para arquivos de imagem AVIF, padrão que promete substituir o JPG futuramente, já que traz melhor compressão e fotos com menos artefatos. A empresa disse, porém, que a tecnologia não será adotada como padrão no sistema.

Fonte:  Google 

Na parte de navegação, a empresa pretende implementar um gesto único para o usuário sair de apps em tela cheia, como plataformas de vídeo e games. Atualmente, é necessário dar dois toques na tela para voltar ao sistema.

Quando o assunto é segurança e privacidade, o Android 12 promete trazer melhorias significativas que funcionarão nos bastidores do sistema operacional, incluindo ferramentas para diminuir o rastreamento de informações. A companhia promete que mais aprimoramentos estarão disponíveis nas próximas atualizações do SO.

O Android 12 Developer Preview 1 pode ser baixado atualmente em todos os celulares da Google a partir do Pixel 3. Se você trabalha com aplicativos e quer conhecer a versão inicial do sistema, visite o site do Android para mais informações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.