Xiaomi bloqueia apps da Google em celulares chineses

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi bloqueia apps da Google em celulares chineses
Imagem: Unsplash

A Xiaomi está proibindo a instalação de aplicativos e serviços da Google em alguns de seus modelos de celular vendidos na China, conforme aponta o Gizmochina nesta terça-feira (2), deixando os usuários sem acesso ao buscador, ao YouTube, ao navegador Chrome e à Play Store, entre outros programas.

De acordo com a publicação, muitos proprietários de smartphones da marca estão usando as redes sociais chinesas para reclamar do bloqueio aos apps do Google Mobile Services (GSM), que teria surgido a partir da atualização dos telefones para a MUIU 12.5, versão mais recente da interface da Xiaomi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Após as inúmeras reclamações, a fabricante chinesa acabou se pronunciando e confirmou que os smartphones comercializados sem os Serviços do Google Mobile pré-instalados não poderão ter os apps da companhia americana instalados manualmente, de agora em diante.

O Redmi 10X 5G é um dos celulares afetados pelo bloqueio, conforme relatos dos proprietários.O Redmi 10X 5G é um dos celulares afetados pelo bloqueio, conforme relatos dos proprietários.Fonte:  Xiaomi/Divulgação 

Com relação aos modelos afetados por essa nova política, a empresa não deu maiores informações sobre quais são eles. Mas pelas reclamações nas plataformas chinesas, aparelhos como o Redmi K30 Ultra e o Redmi 10X 5G estão entre aqueles com os apps da Google bloqueados.

Sem restrições para outros mercados

É importante ressaltar que a restrição em relação à instalação dos apps do GSM nos celulares Xiaomi é válida exclusivamente no mercado chinês, onde as plataformas da Google são banidas. Ou seja, os modelos vendidos em outros países, que trazem a ROM Global, podem contar com os serviços normalmente, pelo menos por enquanto.

Apesar disso, é importante prestar atenção na hora de importar celulares da Xiaomi que foram lançados para o mercado chinês, pois eles podem apresentar as restrições de software relatadas, não sendo capazes de rodar os apps da Google.

Na lista de apps do GSM também estão serviços como o Google Maps, Fotos, Gmail, Google Drive e Duo, além dos citados no início do texto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.