Xiaomi Mi A3 'morre' após receber atualização para Android 11

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi Mi A3 'morre' após receber atualização para Android 11
Imagem: Xiaomi/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Xiaomi começou a disponibilizar o Android 11 para o Mi A3 na última quinta-feira (31). Mas o que era para ser motivo de alegria acabou rendendo muita dor de cabeça, conforme os relatos de alguns proprietários do celular nas redes sociais, que chegaram a ter o dispositivo inutilizado após o download da atualização.

De acordo com o XDA, o update OTA com 1,40 GB está chegando de maneira gradual ao Xiaomi Mi A3, trazendo balões de conversa, controles de privacidade aprimorados, novos controles de mídia, suporte sem fio para Android Auto e todas as demais melhorias da versão mais recente do sistema operacional da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Porém, a recomendação é não baixar o arquivo, pelo menos até que a fabricante chinesa faça as correções necessárias para evitar problemas como o exposto pelo usuário do Twitter Mohammad Mahefooz (veja a mensagem compartilhada por ele abaixo). O telefone dele ficou “completamente morto na véspera de ano novo”, após instalar a atualização e ser reiniciado.

Como a Xiaomi ainda não divulgou informações sobre o ocorrido nem deu nenhuma solução para os proprietários que tiveram o celular inutilizado, é aconselhável desativar as atualizações automáticas nas opções de desenvolvedor do aparelho, deixando assim enquanto as correções não forem disponibilizadas e os riscos cessados.

Atualização para Android 10 também deu problema

Essa não foi a primeira vez que uma atualização do Mi A3 veio com bug. No início do ano passado, o update para o Android 10 gerou uma série de falhas em todo o mundo, de aparelhos bloqueados a problemas com o carregamento da bateria, além da troca do idioma para o espanhol e a desativação do sistema dual chip.

Um dos motivos para os bugs foi a liberação global de um firmware que era específico para uma região mexicana, afetando os dispositivos de outros países. A empresa corrigiu os erros pouco tempo depois de lançar o pacote de arquivos problemático.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.