Play Store ganha novo visual para gestão de apps instalados

1 min de leitura
Imagem de: Play Store ganha novo visual para gestão de apps instalados
Imagem: https://www.nextpit.com/apps-of-the-week-07-06-2020
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

No decorrer dos anos, a Google se preocupou em modernizar a Play Store, dando a ela um visual limpo, prático e funcional. A concorrência com a App Store, da Apple, é um bom motivo para esse “zelo” com a loja de apps móveis do Android. Agora, mais uma vez, o app ganhará um novo visual e recursos avançados para a gestão de aplicativos.

O novo design da Play Store vai além de rearranjar botões e atalhos. Desta vez, a loja do Android será capaz de apresentar informações sobre quanto de espaço os apps instalados estão usando do armazenamento do dispositivo.

Aba "Visão geral" da nova Play Store.Aba "Visão geral" da nova Play Store.Fonte:  Play Store/Reprodução 

Essa informação ficará na aba “Visão geral”, juntamente com as atualizações disponíveis e as análises que o usuário já publicou.

Já na aba “Gerenciar”, o usuário poderá ver a lista de aplicativos, com botões de filtros, onde ele poderá alternar entre os apps atualmente instalados no aparelho e um histórico com todos os apps que ele já instalou em aparelhos anteriores, desde que tenha logado com a mesma conta da Google. Ainda é possível visualizar apenas os apps que têm atualizações pendentes ou os jogos.

Ainda na aba “Gerenciar”, se o usuário selecionar um ou mais apps, serão apresentadas informações como o total de espaço que eles ocupam na memória interna, assim como algumas ações disponíveis, como atualizar, desinstalar, compartilhar e “classificação” (no caso de apenas um app ter sido selecionado).

Aba "Gerenciar" da nova Play Store.Aba "Gerenciar" da nova Play Store.Fonte:  Play Store/Reprodução 

Sobre o recurso de compartilhar aplicativos, parece que, inicialmente, isso só será possível com dispositivos que estejam próximos.

A possibilidade de compartilhar apps era uma funcionalidade aguardada há tempos pelos usuários de Android, e, enfim, ela está disponível em breve. O recurso é especialmente útil devido à quantidade de apps com nomes e ícones muito parecidos, disponíveis na loja.

Ainda não se sabe quando a nova Play Store será lançada para o público em geral.

Play Store ganha novo visual para gestão de apps instalados