Como enviar mensagem de voz no WhatsApp com o Google Assistente

1 min de leitura
Imagem de: Como enviar mensagem de voz no WhatsApp com o Google Assistente
Imagem: Google
Avatar do autor

Como noticiado aqui no TecMundo, o Google Assistente completou três anos de conversa em português do Brasil no último dia 17 de julho. Na comemoração do aniversário, os usuários brasileiros acabaram ganhando de presente uma nova funcionalidade: o envio de mensagens de voz pelo WhatsApp no Android.

Atualmente, o Brasil é o terceiro país em número de usuários ativos no assistente, que já havia disponibilizado algumas interações por comandos de voz com o WhatsApp, como a possibilidade de ouvir as mensagens mais recentes, reproduzir áudios e realizar chamadas. Por enquanto o envio de mensagens de voz está restrito aos dispositivos Android. Veja como fazer:

Passo 1

Abra o Google Assistente com o tradicional "Ok Google" e acrescente "envie uma mensagem de áudio no WhatsApp para (nome do contato de destino)". Você pode adiantar o assunto falando "envie uma mensagem de áudio no WhatsApp para (nome do contato de destino) dizendo (conteúdo da mensagem). Aproveite para conferir se o contato foi selecionado corretamente.

Fonte: Jorge Marin/TecMundoFonte: Jorge Marin/TecMundoFonte:  Jorge Marin/TecMundo 

Passo 2

Se você já "adiantou" o conteúdo da conversa, nesse passo você confere se a mensagem está exatamente como quer que seja transmitida. Se você ainda não disse a mensagem (como no exemplo acima), esse é o momento de gravá-la. Feito isso, diga "Confirmar", ou "Alterar" se a mensagem não estiver ok. 

Fonte: Jorge Marin/TecMundo  Jorge Marin/TecMundo 

Fonte: Jorge Marin/TecMundo

Passo 3

Pronto! O Google Assistente exibirá esta tela de confirmação do envio. Se você for daquelas pessoas desconfiadas, toque no botão "Abrir WhatsApp" para verificar se a mensagem foi mesmo enviada. Mas podemos garantir que foi.

Fonte: Jorge Marin/TecMundoFonte: Jorge Marin/TecMundoFonte:  Jorge Marin/TecMundo 

Finalmente, é importante destacar que, se você não especificar a palavra "WhatsApp" no comando, provavelmente o Google Assistente irá direcioná-lo para uma ligação telefônica comum. 

Você também pode tornar as coisas mais fáceis para o assistente (e mais rápidas para você) se adicionar um apelido aos contatos chamados com mais frequência. Assim, o Google Assistente não irá ficar confuso se você tiver um exército de "josés" na sua agenda. 

Houve um caso peculiar nos Estados Unidos em que a operadora do Google Assistente tinha um marido chamado Marcel, cuja mãe se chamava Marcelle. Quando ela pedia ao assistente para falar com o marido, muitas vezes acabava falando com a sogra.

Como enviar mensagem de voz no WhatsApp com o Google Assistente