Câmera do Android 11 vai impedir filtros de modificarem rostos

1 min de leitura
Imagem de: Câmera do Android 11 vai impedir filtros de modificarem rostos
Imagem: ShowMeTech/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Google quer impedir filtros que mudam a aparência de rostos com a nova atualização de API da câmera no Android 11. A versão Camera API Behavior v.7.5.4 certifica que o hardware e a API do software de câmera não mudem rostos humanos antes e durante as capturas no app nativo.

Dispositivos com Android 11 “devem assegurar que a aparência do rosto não está alterada, isso não se limitando apenas a geometria facial, cor ou suavização da pele”. Flagrada pelo site SlashGear, a regra ainda não está em vigor na Camera API, mas deve ser inserida em breve.

Ao que parece, a Google está tentando dificultar o caminho para fabricação de fotografias. Casos como o jornalista falso feito com deepfake demonstram como a inteligência artificial está atingindo qualidade perigosa. Ter a liberdade de modificar rostos no momento da captura facilitam a criação de pessoas falsas que podem acabar sendo usadas para perfis falsos em redes sociais, golpes e mais.

Essa mudança deve impactar diretamente em celulares que habilitam “embelezamento facial” por padrão no software de câmera. Esses filtros de embelezamento normalmente suavizam a pele e minimizam imperfeições, portanto, vão contra às novas diretrizes da atualização da API.

Contudo, eles podem contornar as normas impostas pela Google se não estiverem trabalhando em conjunto com a companhia para utilizar o Android 11. Huawei, por exemplo, que trabalha com a versão open-source do sistema, poderá seguir com seus filtros de câmera sem maiores problemas.

Além disso, a API da câmera não afeta edições feitas após a captura. Softwares de edição de fotografia — tanto no desktop, quanto no celular — ainda serão capazes de modificar rostos humanos da forma que desejarem. Portanto, as fotos não serão protegidas desse tipo de alteração.

Se você for um desenvolvedor e estiver interessado em entender as regras da API, confira direto do site da Google. Além de ser uma grande mudança, é importante adaptar apps em desenvolvimento para o Android 11 neste Beta 2, considerando que a Google garante que não haverá mais mudanças até o lançamento.

Câmera do Android 11 vai impedir filtros de modificarem rostos