Android 11: Google lança última grande atualização do Beta

1 min de leitura
Imagem de: Android 11: Google lança última grande atualização do Beta
Imagem: Google/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google está liberando o Android 11 Beta 2, dando mais um passo em direção à versão final do sistema operacional. Desenvolvedores podem realizar os testes finais de compatibilidade e conferir algumas das últimas mudanças do SO.

O Android 11 Beta 2 é o ambiente ideal para finalizar os ajustes de compatibilidade de aplicativos de terceiros. Este é o momento para os desenvolvedores conferirem aplicações, SDKs e bibliotecas disponíveis com a garantia do conceito de Platform Stability, no qual a Google estabeleceu o comportamento definitivo do sistema diante dos apps instalados.

"Isso não só inclui a SDK e NDK APIs finais mas também todo o comportamento e as restrições para interfaces non-SDK que podem afetar apps. Portanto, do Beta 2, você pode lançar atualizações de compatibilidade com a certeza de que a plataforma não mudará", incentivou o texto de descrição do update.

a  (Fonte: Google/Reprodução)

Assim, desenvolvedores podem preparar seus aplicativos e garantir a distribuição para o Android 11 no dia do lançamento. Além disso, a Google destacou alguns novos recursos introduzidos no Beta 2:

  • solicitação de permissão única para câmera, localização ou microfone do dispositivo;
  • restrição de acesso no armazenamento externo: apps não podem acessar arquivos de outras aplicações na memória externa;
  • alocador reforçado Scudo, para fazer o serviço de alocações de heap para detectar e atenuar alguns tipos de violação de segurança da memória;
  • limpador de descritor do arquivo (fdsan) para detectar o desempenho incorreto da propriedade, como uso após fechamento ou fechamento duplo.

A lista completa de alterações pode ser conferida direto no site oficial da Google para desenvolvedores (também em português). Lá, a companhia indica soluções para possíveis erros encontrados após a atualização e explica cada uma das novidades.

Podemos aguardar o lançamento final do Android 11 ainda em 2020, junto ao Android Open Source Project (AOSP). Para participar do programa Android Beta, é necessário se inscrever na plataforma de testes da Google, ter um dos dispositivos qualificados e baixar a atualização.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.