Mmhmm: aplicativo de videoconferência promete revolucionar reuniões

2 min de leitura
Imagem de: Mmhmm: aplicativo de videoconferência promete revolucionar reuniões
Imagem: Reprodução

Recursos implementados por soluções de videoconferência proporcionaram a personalização das interações em níveis que nem imaginávamos antes da pandemia, tudo para tornar tais plataformas cada vez mais atrativas. Entretanto, uma novidade pretende dar uma nova dimensão a reuniões virtuais corporativas ou mesmo entre amigos: Phil Libin, ex-CEO da Evernote e atual CEO da AllTurtles, anunciou o Mmhmm, aplicativo que visa revolucionar a comunicação por vídeo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O nome pode parecer estranho, mas a companhia já levantou um total de US$ 4,5 milhões por meio da Sequoia Capital, empresa de capital de risco norte-americana. “É importante poder dizê-lo mesmo enquanto come algo”, brinca o executivo. Podendo ser utilizado com o Zoom, o Google Meet, o YouTube e outros serviços de streaming, o lançamento é capaz de transformar uma sala em um palco virtual.

Phil Libin, CEO da AllTurtles.Phil Libin, CEO da AllTurtles.Fonte:  Reprodução 

Backgrounds animados e estáticos, claro, fazem parte do pacote. Entretanto, o maior diferencial é a possibilidade de manusear slides, planos de fundo e até a própria imagem. Bastam gestos simples no trackpad para ver a magia acontecer. Por enquanto, a versão beta está disponível apenas para macOS Catalina – sendo necessário convite para acessá-la –, mas a opção para Windows também está em desenvolvimento.

Um mundo de possibilidades

Existem diversas ações disponíveis no Mmhmm. Com ele, é possível movimentar, encolher e aumentar a própria imagem na tela – inclusive dedicando a ela uma coloração azul opaca, em homenagem a hologramas da franquia Star Wars. Espalhar conteúdos pelo cenário e coordenar uma apresentação com outro usuário também não ficam de fora, sendo que ambas as pessoas têm total controle sobre as ações.

Personalização total de apresentações é prometida por criador.Personalização total de apresentações é prometida por criador.Fonte:  Reprodução 

Interatividade é outra característica do aplicativo, que permite ao expectador clicar em materiais, ativar ou desativar o apresentador ou seu áudio e pausar um vídeo gravado para ampliar slides. De acordo com o criador, uma vez que a realidade remota logo será ainda mais popular, “todo mundo deve estabelecer sua presença em vídeos” e “todos teremos de fazer isso vez ou outra daqui pra frente.”

Movido por essa ideia, Libin criou o que chama de “presença de vídeo pessoal”, e o Mmhmm é o primeiro passo para a disseminação do conceito, trazendo o que concorrentes falharam em entregar. Outros figurões da indústria tecnológica gostaram do que viram – e investidores como Kevin Systrom e Mike Krieger (cofundadores do Instagram), Biz Stone (cofundador do Twitter) e Julia Hartz e Kevin Hartz (cofundadores da Eventbrite) entraram na jogada.

Para todos os gostos e finalidades

O objetivo principal da AllTurtles é que o aplicativo seja disponibilizado no modelo freemium, oferecendo recursos gratuitos e outros pagos. Libin diz que imagina professores de violão tocando seus instrumentos ao mesmo tempo em que a tablatura é exibida na tela, além de médicos mostrando raios X para seus pacientes durante teleconsultas.

Para finalidades menos atraentes, ele afirma que executivos podem apresentar dados relevantes a clientes sem que documentos tenham de ser consultados a toda hora. “É direcionado a quem quer mostrar arquivos do PowerPoint em vez de uma partida do Fortnite. Infelizmente, existem muitos de nós”, complementa o criador, em outra piada.

Ainda encucado com o nome? Libin também tem uma consideração: “Uma coisa que gosto de Mmhmm é a dificuldade de pronunciar. Existem tantas maneiras... Você tem que atuar para conseguir.”

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.