IA da Microsoft confunde cantoras negras em notícia sobre racismo
A notícia abordava a experiência pessoal da cantora Jade Thirlwall, mas foi publicada com uma foto de sua colega de banda, Leigh-Anne Pinnock
10/06/2020, às 06:00
)
Fonte: The Guardian/Reprodução
Imagem de IA da Microsoft confunde cantoras negras em notícia sobre racismo no tecmundo
Uma Inteligência Artificial da Microsoft confundiu artistas da banda Little Mix em notícia sobre racismo, uma semana após a empresa anunciar a demissão de jornalistas do site MSM, que foram substituídos pela tecnologia. A matéria, que abordava a experiência da cantora Jade Thirlwall, foi publicada com uma foto de sua colega de banda Leigh-Anne Pinnock.
Nesta sexta-feira (06), Thirlwall fez uma publicação no Instagram em resposta ao erro do MSN. Na postagem, ela disse que este tipo de situação ocorre frequentemente. "Me ofende que você [o site] não soube diferenciar duas mulheres negras em um grupo de quatro", escreveu a cantora.
O software da Microsoft publicou uma matéria sobre a cantora Jade Thirlwall (esquerda) com uma imagem de sua colega Leigh-Anne Pinnock (direita)
Com as demissões, o software da Microsoft seleciona e publica notícias automaticamente, sem a revisão de um jornalista. Quando questionada sobre as razões para manter uma tecnologia que não consegue diferenciar pessoas negras, a empresa apenas respondeu: "Assim que ficamos cientes sobre o problema, nós tomamos as providências necessárias para corrigir a imagem".
Enquanto o site The Guardian classificou a tecnologia da empresa como racista, um funcionário interno disse que a Microsoft estava muito preocupada com a repercussão da matéria: "Com todos esses protestos anti-racistas, agora não é o momento para cometer erros". No entanto, a empresa não anunciou mudanças em seu sistema.