Você já pode imprimir o licenciamento do seu carro ou moto em casa

1 min de leitura
Imagem de: Você já pode imprimir o licenciamento do seu carro ou moto em casa
Imagem: https://www.detran.rs.gov.br/documento-do-veiculo-ja-pode-ser-impresso-em-casa

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia determinado a data limite até 30 de junho deste ano, para que todos os Detrans do país se adequassem para fornecer o novo formato digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) aos motoristas brasileiros. No entanto, de acordo com o gestor da Carteira Digital de Trânsito (CDT), Isidro Santos, o Serpro está antecipando a integração junto aos Detrans, para que o CRLV-e possa ser oferecido o quanto antes, até mesmo devido às mudanças ocasionadas pela crise do novo coronavírus.

Sendo assim, o documento em formato 100% digital já está disponível para os motoristas de 13 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Denatran/DivulgaçãoFonte: Denatran/DivulgaçãoFonte:  Denatran 

Para emitir o CRLV-e, o proprietário precisa estar em conformidade com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito. Para ter acesso ao documento, o motorista só precisa cadastrar os dados do veículo na plataforma, dentro do app da CDT. Dessa forma, poderá acessar o CRLV-e sem necessidade de conexão com a internet.

Impressão em papel

Adicionalmente, os motoristas podem imprimir o documento em PDF ou em papel A4, a partir de suas casas, quantas vezes forem necessárias e sem nenhum custo. A autenticação do documento é feita por meio do app VIO, que também é utilizado pelas autoridades de trânsito.

Ter o documento impresso em papel pode ser útil em casos em que o celular não está disponível por qualquer motivo, como a bateria descarregada. Para ser válido, ele só precisa ter sido impresso em uma qualidade razoável, que permita a leitura do código QR pelo agente de trânsito.

A impressão do CRLV-e em papel pode ser feita por meio do app da CDT, pelo site do Detran estadual e pelo Portal de Serviços do Denatran.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.