Apps falsos da CNH e do IPVA acumulam 17 mil downloads na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Apps falsos da CNH e do IPVA acumulam 17 mil downloads na Play Store

Cuidado ao tentar baixar os apps oficiais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Play Store. Segundo a firma de segurança Kaspersky Lab, réplicas falsas que contém adware já foram baixadas mais de 17 mil vezes em aparelhos Android.

Embora a Gigante de Mountain View possua um filtro para evitar que utilitários fake entrem na lista segura, muitos deles conseguem burlar a vigilância da companhia, que depende bastante da denúncia dos usuários para baní-los. A companhia já retirou muitos deles do ar, inclusive esses abaixo:

CNHFonte: G1

A grande maioria não chega a causar danos extremos ou permanentes, mas podem diminuir a vida útil da bateria, consumir pacotes de dados, deixar o celular mais lento, extraviar informações e, principalmente, distribuir anúncios invasivos que abrem a qualquer momento.

E onde estão os apps oficiais da CNH e do IPVA

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a CNH digital oficial, que integra também o documento do veículo, que deve estar disponível em todo o Brasil até junho. Para baixá-la, é só escolher entre a versão iOS ou Android neste link — e note que o nome da desenvolvedora Serpro fica evidente na Play Store.

Já o IPVA, que é um imposto estadual, depende das regras locais, então o mais indicado é entrar no Detran ou no IPVA da sua região e buscar a opção de pagamento mais adequada — nem todos os Estados possuem um aplicativo para isso, a exemplo de São Paulo.

CNHFonte: Play Store

Para se certificar melhor, observe possíveis erros de português ou design que não se pareça muito com a identidade visual do órgão responsável. Além disso, veja bem os comentários antes de baixar e instalar os apps, pois muitos dos usuários podem estar alertando sobre ameaças.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.