Anvisa proíbe app Zoom entre funcionários por falhas de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa proíbe app Zoom entre funcionários por falhas de segurança
Imagem: Bloomberg

O uso do aplicativo Zoom para a realização de videoconferências entre os funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está proibido a partir desta segunda-feira (6). A atitude foi tomada após o programa ter sido alvo de várias violações de privacidade nos últimos dias, com muitos usuários tendo suas reuniões a distância invadidas e dados roubados.

Em comunicado enviado aos servidores, no último sábado (4), o órgão avisa que as falhas no Zoom facilitam o acesso não autorizado às chamadas de vídeo. Além disso, tais vulnerabilidades podem permitir o roubo do usuário e da senha de acesso, entre outros dados confidenciais.

Com isso, a Anvisa recomendou aos seus colaboradores a desinstalação imediata do programa, removendo-o de celulares, tablets e computadores, fazendo ainda a alteração das senhas. Em substituição a ele, a entidade sugere a utilização do Microsoft Teams para a realização de videoconferências e reuniões pela internet.

O app funciona em várias plataformas.O app funciona em várias plataformas.Fonte:  Zoom/Reprodução 

Segundo a agência, a medida foi tomada após contatos com especialistas em segurança cibernética de fóruns internacionais, que apontaram falhas graves no Zoom, colocando os usuários do app em risco.

Invasão de privacidade

Com o distanciamento social que tomou conta do planeta nas últimas semanas, para tentar frear a disseminação da doença causada pelo coronavírus, milhões de pessoas escolheram o Zoom como uma das ferramentas para se manter em contato com os colegas de trabalho em home office. Ele suporta até 1 mil pessoas em reuniões online, além de oferecer vários recursos.

Mas tamanha popularidade também acabou chamando a atenção de invasores, que estão explorando vulnerabilidades do app de videoconferência para acessar câmeras e microfones de reuniões alheias. Além das invasões de chamadas de vídeos, há relatos de roubos de dados de login e de informações relacionadas aos assuntos abordados nas ligações.

Por causa disso, muitas pessoas e empresas têm procurado alternativas ao app Zoom, até que essas falhas, já admitidas pelo criador da ferramenta, sejam corrigidas.

Leia tambémZoom promete consertar problemas de segurança em até 90 dias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.