Como usar o Zoom para reuniões online e chats em grupo

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o Zoom para reuniões online e chats em grupo
Imagem: (Fonte: Zoom/Divulgaçã0)

Encontro com amigos, aulas das universidades, reuniões de trabalho. Em tempos de confinamento para reduzir as chances de contágio da covid-19, só se for via internet. Entre opções como o Google Hangouts e o Skype, o Zoom aparece como alternativa para videoconferências para até 100 pessoas.

Disponível para desktop e smartphone, o Zoom tem versões para iOS e Android e é intuitivo e fácil de usar. Confira o tutorial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como usar o Zoom no celular

Após baixar o aplicativo Zoom Cloud Meetings, é possível ingressar diretamente em uma reunião — caso já tenha uma ID, ou seja, um código gerado pelo anfitrião ao começar uma conferência —, efetuar login ou fazer um novo cadastro.

A tela seguinte permite adicionar contatos e iniciar os encontros. No menu do topo, estão as opções para iniciar uma nova reunião, ingressar em uma reunião que já tem uma ID, agendar videoconferências ou compartilhar sua tela.

A versão em app do Zoom tem boa parte dos recursos disponíveis na versão para desktopA versão em app do Zoom tem boa parte dos recursos disponíveis na versão para desktopFonte:  (Fonte: Zoom/Divulgação) 

É possível adicionar a reunião ao calendário pessoal do smartphone ou ao Google Agenda. Depois, o menu da reunião permite adicionar convidados, excluir o agendamento ou iniciar o vídeo.

Nas configurações da reunião, o Zoom oferece as opções de autorizar o vídeo para anfitrião e convidados, permitir ou não que os convidados ingressem antes do anfitrião ou, ainda, gravá-la em vídeo. É possível criar eventos recorrentes, com uma periodicidade definida conforme a preferência do usuário.

Durante o chat, é possível enviar arquivos em diferentes formatos e compartilhar a telaDurante o chat, é possível enviar arquivos em diferentes formatos e compartilhar a telaFonte: (Fonte: Zoom/Divulgação) 

No menu inferior, as opções permitem visualizar as reuniões agendadas e os contatos adicionados — ou incluir novos usando o email ou o número de celular. Para iniciar uma reunião imediatamente, basta clicar em "iniciar reunião" e convidar os participantes.

Durante uma videoconferência, o usuário pode enviar arquivos ou compartilhar sua tela, para exibir uma apresentação ou um relatório de seu computador para os demais.

Um recurso interessante é que, durante o compartilhamento de tela, todos os participantes podem fazer anotações ou marcações visuais. Isso é especialmente útil para aulas ou reuniões, já que o participante pode desenhar, anotar ou ressaltar informações na tela que está sendo compartilhada.

No compartilhamento de tela, é possível fazer anotações. Basta, durante a chamada, clicar em No compartilhamento de tela, é possível fazer anotações. Basta, durante a chamada, clicar em "Compartilhar", depois selecionar "Tela" e clicar em anotações na tela que se abrir.Fonte: (Fonte: Zoom/Divulgação) 

Em "Configurações", estão as opções de alterações no perfil e na conta do usuário, onde o Zoom permite alterar a foto, o nome de exibição, uma nota pessoal e a senha. Para quem utiliza a conta profissionalmente, há espaço para inserir informações profissionais como departamento, cargo e local de trabalho, e visualizar o ID pessoal de reunião.

Como utilizar o Zoom no desktop

É possível ser convidado pra reuniões na plataforma, mesmo sem ter feito o cadastro. Basta usar a ID compartilhada pelo anfitrião.É possível ser convidado pra reuniões na plataforma, mesmo sem ter feito o cadastro. Basta usar a ID compartilhada pelo anfitrião.Fonte:  (Fonte: Zoom/Divulgação) 

Na home do Zoom no desktop, um menu superior oferece similares às do app. Após fazer login, é possível entrar em uma reunião a partir de uma ID ou um link pessoal, agendar uma nova reunião ou iniciar uma nova reunião com ou sem vídeo, ou apenas compartilhar a tela.

Usuários não pagantes conseguem fazer reuniões de até 40 minutos.Usuários não pagantes conseguem fazer reuniões de até 40 minutos.Fonte: (Fonte: Zoom/Divulgação) 

No perfil do usuário, o menu lateral esquerdo permite alterar informações de perfil, visualizar as reuniões agendadas ou iniciar novas e visualizar as gravações de conferências anteriores.

O menu lateral esquerdo oferece as possibilidades de configuração do usuário, das chamadas e das reuniões.O menu lateral esquerdo oferece as possibilidades de configuração do usuário, das chamadas e das reuniões.Fonte:  (Fonte: Zoom/Divulgação) 

Na versão desktop, o Zoom oferece ainda tutoriais em vídeo (em inglês) para quem tiver dúvidas sobre como usar a plataforma.

Veja também12 aplicativos para otimizar suas reuniões remotas

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.