Microsoft Edge vai organizar abas abertas na vertical

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Edge vai organizar abas abertas na vertical
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=yg5cUyPBHjI&

Em uma tentativa de tornar o Edge tão popular quanto o Internet Explorer já foi, a Microsoft tem investido na interface e na facilidade de uso. Uma das novidades que está para chegar ao navegador é o novo sistema de abas organizadas na vertical.

Depois que a Microsoft perdeu a briga dos navegadores, e o Edge Legacy fracassou, a companhia resolveu, enfim, lançar uma nova versão de seu navegador baseado no Chromium. Essa foi a única forma que a empresa encontrou de competir com o Chrome.

Agora, parece que a maior facilidade para desenvolver em cima da nova versão está incentivando a Microsoft a aprimorar o novo navegador o máximo que ela consegue. O novo sistema de abas na vertical pretende permitir aos usuários manter dezenas de abas abertas, sem que eles se atrapalhem por falta de espaço, e acabem por fechar as abas de maior interesse, ou não as encontrem, já que, quando organizadas na horizontal, o pouco espaço faz com que os nomes das abas apareçam com apenas alguns caracteres.

Barra vertical de abas do Edge. (Fonte: Techradar/Reprodução)Barra vertical de abas do Edge. (Fonte: Techradar/Reprodução)Fonte:  Techradar 

Com uma lista na vertical, as abas continuam mantendo o mesmo tamanho, sem ficar amontoadas. Isso vai facilitar o manuseio de muitas abas para os usuários mais avançados.

O recurso já apareceu antes, como uma das opções do Vivaldi. No entanto, é a primeira vez que ele é incluído em um navegador dos mais populares.

O sistema de abas verticais vai ser introduzido aos canais de teste do app nos próximos meses.

Mais recursos

Outro recurso que começará a ser testado é o Coleções, que permite que os usuários guardem grupos de páginas, imagens e textos organizados por categorias de assuntos. Aparentemente, essa abordagem é mais prática do que criar listas de favoritos. Além do mais, o conteúdo das Coleções pode ser exportado para outros apps da empresa, como o Office.

Outras duas funcionalidades que estão para chegar à versão final do Edge foram inspiradas no Firefox: a primeira é um novo gerenciador de senhas, que vai avisar ao usuários se alguma de suas credenciais vazar em listas online; a segunda é um modo de leitura imersivo, que remove elementos não-essenciais das páginas, fazendo o usuário manter o foco no texto.

***

Em respeito à crítica situação causada pela pandemia da covid-19, o TecMundo não fará qualquer brincadeira de 1° de abril. Acreditamos que, face à onda de Fake News que passa por toda a internet, especialmente agora, não é o momento para seguirmos com nossa tradicional pegadinha para a data. O corpo editorial do TecMundo acredita que a imprensa desempenha um papel crucial nessa crise, tendo o dever de manter seus leitores informados sem qualquer margem para dúvidas quanto ao seu conteúdo. Prometemos algo especial para o ano que vem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.