'Irmã da Google' lança detector de deepfakes Assembler

1 min de leitura
Imagem de: 'Irmã da Google' lança detector de deepfakes Assembler

O crescimento dos deepfakes e a evolução dos softwares de edição de imagem fizeram a Alphabet, dona do Google, se mobilizar para auxiliar na guerra contra a desinformação. Recentemente, a Jigsaw, subsidiária da gigante da internet, anunciou a Assembler, ferramenta capaz de detectar fotos e vídeos adulterados e que promete ajudar jornalistas responsáveis por checagem de dados.

Ainda em desenvolvimento, a Assembler foi criada em parceria com acadêmicos da área de segurança online e faz análises para buscar alterações em fotos, como mudanças de brilho e adição de artefatos, por exemplo. Após passar pelos múltiplos detectores, o arquivo recebe uma avaliação indicando se aconteceram edições ou não. O nome da tecnologia vem da junção de diversas técnicas de combate e reconhecimento de adulterações em imagens, bem ao estilo Vingadores da Marvel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Jigsaw/Divulgação)

De acordo com Jared Cohen, CEO da Jigsaw, a iniciativa também conta com um filtro feito especialmente para reconhecer deepfakes, que permitem substituir rostos em vídeos e até mesmo GIFs. A tecnologia tem gerado preocupações por causa do iminente período eleitoral dos Estados Unidos.

Lutando contra a desinformação

A Jigsaw deixou claro que a Assembler é uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento e, atualmente, apenas um grupo seleto de empresas de jornalismo e checagem de fatos teve acesso à ferramenta. Segundo o New York Times, a subsidiária da Alphabet que não pretende lançar a tecnologia publicamente, mas a tendência é que a distribuição seja amplificada com o passar do tempo.

Segundo o Jared Cohen, a iniciativa está sendo desenvolvida como parte dos esforços da dona da Google para combater a desinformação. A companhia começou seus trabalhos há quatro anos, em busca de formas de usar a tecnologia para impedir a disseminação de notícias falsas. "Ao mesmo tempo que as táticas de desinformação estão evoluindo, as tecnologias usadas para detectar e finalmente parar a desinformação também estão", explicou o comandante da Jigsaw.

A subsidiária da Alphabet nasceu em 2016 como uma reinvenção da antiga divisão Google Ideas e tem como objetivo usar a tecnologia para proteger as pessoas, seja online ou no mundo real. Desde sua fundação, a Jigsaw já usou seus recursos para desenvolver desde ferramentas de segurança para o Google Chrome, como um alerta de senhas vazadas, até auxiliar no combate online contra o Estado Islâmico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.