Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS

1 min de leitura
Imagem de: Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os celulares Android deixam de receber atualizações algum tempo depois de lançados, assim que se encerra o suporte oficial das fabricantes. Mas se você ainda tem um Galaxy S2 ou um Galaxy Note 3, poderá testar a versão mais recente do sistema operacional da Google neles. Como isso é possível, já que tais modelos estão fora de linha há algum tempo?

A resposta está em uma nova ROM criada pela comunidade XDA Developers, que possibilita levar o Android 10 para os celulares lançados pela Samsung em 2011 e em 2013, respectivamente, por meio da versão não-oficial do sistema, LineageOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a publicação, a ROM LineageOS 17.1 baseada no Android 10 para o Note 3 é mais estável e completa, permitindo ao usuário fazer chamadas, navegar e enviar mensagens sem maiores dificuldades, além de trazer melhorias para o áudio, câmeras, WiFi e Bluetooth. Já a versão para o S2 tem algumas instabilidades, apresentando erros na tela e no GPS, dificultando a usabilidade.

Modelos antigos podem ganhar uma versão alternativa do Android 10. (Fonte: LineageOS/Reprodução)

Estas duas versões ainda receberão melhorias para a correção das falhas, conforme o XDA, para trazer uma experiência mais próxima à de usar o Android 10.

Relembre os modelos

Lançado em 2011 com Android 2.3, o sucessor do Galaxy S vinha com tela de 4,3 polegadas, processador Exynos dual-core de 1.2 GHz, memória RAM de 1 GB, armazenamento interno de 16 GB, câmera principal de 8 MP com gravação de vídeos em Full HD e câmera de selfie de 2 MP.

Compatível com 4G, o Galaxy Note 3 foi apresentado dois anos depois, trazendo caneta S-Pen, tela de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 800 de 2.3 GHz, memória RAM de 3 GB e armazenamento interno de 32 GB, além de câmera de 13 MP com gravação em 4K e câmera frontal de 2 MP. Ele saia de fábrica com o Android 5.0.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.