Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS

1 min de leitura
Imagem de: Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Os celulares Android deixam de receber atualizações algum tempo depois de lançados, assim que se encerra o suporte oficial das fabricantes. Mas se você ainda tem um Galaxy S2 ou um Galaxy Note 3, poderá testar a versão mais recente do sistema operacional da Google neles. Como isso é possível, já que tais modelos estão fora de linha há algum tempo?

A resposta está em uma nova ROM criada pela comunidade XDA Developers, que possibilita levar o Android 10 para os celulares lançados pela Samsung em 2011 e em 2013, respectivamente, por meio da versão não-oficial do sistema, LineageOS.

De acordo com a publicação, a ROM LineageOS 17.1 baseada no Android 10 para o Note 3 é mais estável e completa, permitindo ao usuário fazer chamadas, navegar e enviar mensagens sem maiores dificuldades, além de trazer melhorias para o áudio, câmeras, WiFi e Bluetooth. Já a versão para o S2 tem algumas instabilidades, apresentando erros na tela e no GPS, dificultando a usabilidade.

Modelos antigos podem ganhar uma versão alternativa do Android 10. (Fonte: LineageOS/Reprodução)

Estas duas versões ainda receberão melhorias para a correção das falhas, conforme o XDA, para trazer uma experiência mais próxima à de usar o Android 10.

Relembre os modelos

Lançado em 2011 com Android 2.3, o sucessor do Galaxy S vinha com tela de 4,3 polegadas, processador Exynos dual-core de 1.2 GHz, memória RAM de 1 GB, armazenamento interno de 16 GB, câmera principal de 8 MP com gravação de vídeos em Full HD e câmera de selfie de 2 MP.

Compatível com 4G, o Galaxy Note 3 foi apresentado dois anos depois, trazendo caneta S-Pen, tela de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 800 de 2.3 GHz, memória RAM de 3 GB e armazenamento interno de 32 GB, além de câmera de 13 MP com gravação em 4K e câmera frontal de 2 MP. Ele saia de fábrica com o Android 5.0.

Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS