Apps do Android já são mais seguros que no iOS; Google comemora

1 min de leitura
Imagem de: Apps do Android já são mais seguros que no iOS; Google comemora

A Google anunciou, em postagem no seu blog oficial que 80% dos aplicativos para Android estão criptografando seu tráfego de rede por padrão, utilizando a tecnologia conhecida como Transport Layer Security (TLS), trazendo mais segurança para os usuários.

De acordo com a Gigante das Buscas, o esforço para que os desenvolvedores adotassem novos padrões de segurança, iniciado há cerca de três anos no Android 7 Nougat, fez com que a empresa chegasse aos resultados atuais: quatro a cada cinco apps na Play Store estão usando HTTPS para criptografar os dados de rede, evitando a interceptação por terceiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E a porcentagem de segurança das informações é ainda maior quando se trata apenas das versões para Android 9 ou superior, chegando a 90% delas criptografando todos os dados que trafegam pela rede por padrão, conforme a companhia de Mountain View.

A tecnologia TLS é usada para criptografar os dados. (Fonte: Blog do Google/Reprodução)

Para que os números melhorem cada vez mais, a Google passou a exigir, desde o dia 1º de novembro, que todos os aplicativos na loja oficial (incluindo atualizações e lançamentos) adotem os mesmos procedimentos de segurança utilizados nas versões paraAndroid 9.

Vantagem em relação à Apple

A segurança dos dados é uma área em que a Google conseguiu superar a Apple, segundo o TechRadar. O relatório divulgado pela Maçã em junho passado mostra que somente um terço dos aplicativos do iOS estão usando HTTPS para criptografar o tráfego de rede.

Esta mesma preocupação da Google com a criptografia dos dados tem acontecido em relação ao Chrome. Conforme a publicação, entre 85% e 95% dos sites carregados no navegador utilizam HTTPS, dependendo da plataforma — no Android, por exemplo, o índice é de 89%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.