Huawei vai expandir HarmonyOS em 2020, mas continua com Android

1 min de leitura
Imagem de: Huawei vai expandir HarmonyOS em 2020, mas continua com Android
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Huawei apresentou o sistema operacional HarmonyOS neste ano, mas a disponibilidade da plataforma ainda é bastante limitada. Segundo o chefe da divisão de consumo da empresa, Wang Chenglu, esse cenário deve começar a mudar em 2020, quando a firma pretende lançar mais dispositivos equipados com o SO. Apesar disso, produtos como smartphones, tablets e notebooks não receberão a nova plataforma.

O planejamento da empresa foi revelado durante o evento Shenzhen Special Zone Daily. Os representantes da Huawei revelaram que a empresa pretende lançar mais aparelhos compatíveis com o HarmonyOS não apenas na China, mas também em outros mercados. De acordo com a Reuters, o sistema será adotado primeiro em telas inteligentes, chegando posteriormente para speakers, smartwatches e outros produtos.

(Fonte: Huawei/Divulgação)

O lançamento do HarmonyOS nos celulares da marca, porém, não estão nos planos. A Huawei disse que ainda prefere usar o Android em seus smartphones. Apesar de não dar explicações aprofundadas sobre o assunto, não é difícil entender o posicionamento da companhia: enquanto o HarmonyOS ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento e até recebeu críticas de programadores, o sistema operacional da Google é uma plataforma consolidada e líder de mercado.

O HarmonyOS foi apresentado em agosto e foi considerado um plano B da Huawei por causa do banimento nos Estados Unidos, que podia impedir a firma de utilizar o Android. Atualmente, a fabricante consegue usar a versão de código aberto do sistema, que não inclui aplicativos da Google e está presente na série Mate 30.

Os aparelhos afetados pelo bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos possuem a Huawei Mobile Services, suíte de aplicativos própria da Huawei que é compatível com o Android. Recentemente, a companhia lançou a plataforma no Brasil, visando atrair a atenção de desenvolvedores para ampliar a loja presente no Mate 30 e Mate 30 Pro.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Huawei vai expandir HarmonyOS em 2020, mas continua com Android