Poucas semanas antes do fim, Windows 7 ainda roda em 26% dos PCs

1 min de leitura
Imagem de: Poucas semanas antes do fim, Windows 7 ainda roda em 26% dos PCs

Apesar de estar com data marcada para o fim do suporte oficial, o Windows 7 se mostrou, mais uma vez, o favorito de grande parte dos usuários. Segundo dados do NetMarketShare, o sistema lançado em 2009 ainda está presente em 26.86% das máquinas.

Felizmente, o gráfico mostra que o Windows 10 foi adotado por mais da metade dos usuários mundiais — sem contar as versões pirateadas —; mais precisamente: 53.33% já utilizam o novo sistema operacional da companhia. A parte ruim do gráfico, pelo menos para a Microsoft, é que boa parte dos consumidores ainda utilizam o Windows 7.

(Fonte: NetMarketShare/Reprodução)

O que isso significa?

É uma péssima notícia para a Microsoft, haja visto que suas campanhas de incentivo a adoção do novo sistema e os avisos de fim de suporte oficial não surtiram efeito. Isso se dá, principalmente, pelo conservadorismo neste meio.

É comum encontrar notícias relatando algum mal funcionamento do Windows 10, seja alguma incompatibilidade com hardware ou atualização mal projetada. Esses relatos são responsáveis pela má reputação do sistema que, apesar de favorito, sofre duras críticas da comunidade — e, como consequência, afasta aqueles que ainda não atualizaram.

Com essa quantidade de usuários ativos, devemos aguardar até 14 de janeiro para ver se a Microsoft cumprirá a promessa e finalizará o suporte para Windows 7. Se a ação se concretizar, milhões de usuários de desktop não terão suas máquinas atualizadas e, paulatinamente, a segurança de seus dados vai sendo exposta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.