WhatsApp está banindo membros de grupos com nomes maliciosos

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp está banindo membros de grupos com nomes maliciosos

O WhatsApp está banindo usuários que participam de grupos cujos nomes sejam relacionados a alguma ilegalidade ou ações criminosas, segundo o WABetaInfo. Diversas pessoas relataram ao site terem sido proibidas de usar o app de mensagens após participarem de grupos deste tipo.

Em um dos relatos mencionados pela publicação, o usuário identificado como Move11 escreveu sobre o seu banimento no Reddit, dizendo que participava de um grupo da faculdade cujo nome foi modificado por algum integrante para algo ilegal. A seguir, todos os componentes foram excluídos da plataforma, mesmo sem terem feito nada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também no Reddit, os usuários Francisco Alfaro e PiTiXX contaram histórias semelhantes, o mesmo acontecendo em várias publicações no Twitter. Em todas as situações, os internautas disseram ter recebido uma resposta automática do WhatsApp, ao tentar utilizar o mensageiro, explicando que eles haviam sido banidos por violarem os Termos de Serviço.

(Fonte: Freepik)

De acordo com o WABetaInfo, o banimento estaria afetando principalmente os grupos antigos e também aqueles com muitos participantes, nomeados com um assunto malicioso. Seria uma forma encontrada pelo aplicativo para detectar grupos ligados a algum tipo de ilegalidade, já que as chamadas e os bate-papos são criptografados de ponta a ponta, enquanto os metadados dos grupos ficam acessíveis.

Como proteger o seu grupo no WhatsApp

Você administra algum grupo no mensageiro? Então, é importante ficar atento a esta dica: use o novo recurso de Restrição de Informações do grupo para evitar que qualquer pessoa modifique o título e outros detalhes referentes ao bate-papo. Assim, apenas o administrador ou as pessoas autorizadas por ele podem renomear o grupo.

Vale lembrar que os usuários banidos do WhatsApp não estão conseguindo mais usar a plataforma, a não ser que troquem o número de telefone, o que pode ser um péssimo negócio para quem tem muitos contatos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.