Wikipedias, Reddit e Pornhub lutam contra novas leis de copyright na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Wikipedias, Reddit e Pornhub lutam contra novas leis de copyright na Europa

Sites na Europa estão lutando contra novas leis de direitos autorais (copyright) que estão chegando agora à União Europeia. Além das versões locais da Wikipedia, que ficaram “offline” para usuários locais hoje (21), sites como Twitch, Pornhub e Reddit também fazem protestos.

Nesta quinta-feira, usuários europeus que acessarem Wikipedias locais não encontrarão o que procuram. Pelo contrário, as Wikipedias estão redirecionando usuários para entrarem em contato com políticos locais em protesto.

Ainda, usuários que entrarem no Reddit encontrarão um alerta que diz: “Não conseguiremos publicar seu link ou mídia a menos que você verifique para nós que possui os direitos autorais sobre isso. E se você é um criador de conteúdo pequeno, e não um grande conglomerado de mídia, boa sorte com isso... ESTAMOS BRINCANDO (está tudo bem com a sua publicação). Mas, não estaremos brincando se a nova Diretiva de Copyright passar na Parlamento Europeu. Saiba mais como contatar o seu MEP e o que mais pode fazer para #salvarsuainternet”.

RedditReddit

A controversa Diretiva dos Direitos de Autor, uma proposta criada para combater a pirataria e a distribuição de conteúdo que infringe direitos autorais online, é bastante criticada por conter artigos que preveem um ‘filtro de upload’ capaz de analisar tudo o que é publicado em redes sociais e a cobrança obrigatória de uma taxa de licenciamento para sites que agregam conteúdo de veículos jornalísticos.

O Artigo 13 da diretiva é um dos mais criticados. Ele prevê que plataformas que hospedem “quantidades significativas” de uploads – o que certamente inclui Facebook, Twitter e Google – serão responsáveis por criarem filtros que impeçam a publicação de conteúdo que desrespeite direitos autorais. Sites e aplicativos considerados pequenos não terão que cumprir essa medida, que ficou restrita às maiores companhias.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.