Google Maps para motoboys: app vai calcular rota especial para motos

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps para motoboys: app vai calcular rota especial para motos

Ciente do comportamento diferenciado de motos no trânsito, a Google criou um novo cálculo de rota específico para motociclistas no Google Maps. Agora, assim como há rotas diferenciadas para pedestres e ciclistas, as motos também terão cálculo próprio para definir qual caminho percorrer.

O cálculo de rotas agora considera a capacidade de motos de passar entre veículos, mesmo em avenidas congestionadas com carros. Apesar de não ser uma prática recomendável, é bastante comum entre motociclistas. Ademais, rotas com preferência para motos também são contabilizadas para melhorar resultados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps no Brasil, argumenta: “Em outras situações, se o trânsito está fluido, os carros podem ir mais rápido que as motos. Usando essas informações e algumas outras restrições, como vias em que se pode andar de moto e não de carro, ou vice-versa, a gente usa esses dados para calcular rotas diferentes e estimativas de tempo diferente”.

André Kowaltowski em apresentação. (Fonte: G1/Mariane Rossi)

A viagem otimizada para motos é uma demanda já há algum tempo. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em 2018, havia mais de 26 milhões de motos no Brasil. Só em São Paulo, 15% dos veículos são motos. O que já coloca esse meio como uma das formas principais de locomoção do país.

Essa ferramenta se torna ainda mais interessante para motoboys em serviço. Com esse diferencial, motociclistas em serviço podem preferir utilizar o Google Maps como aplicativo de navegação padrão. No entanto, não é inédito, visto que o Waze também oferece cálculo otimizado para os veículos.

Monitoramento de localização

O aplicativo de mapa da Google também está incluindo ferramentas para viagens mais seguras. Agora, se o usuário não se sentir seguro com o motorista, ele poderá compartilhar sua localização em tempo real para contatos ou ser notificado caso o condutor desvie em 500 metros da rota original.

Não é uma novidade nos apps de carona, visto que eles já permitem o compartilhamento de localização já há algum tempo.

Live View

No mesmo pacote, a Google também trouxe o Live View, ferramenta de realidade aumentada para mostrar direções de rotas para aqueles que fazem o trajeto a pé. Atualmente, usuários do Pixel 3a já puderam experimentar a ferramenta de visualização.

Neste caso, utiliza-se uma combinação de dados entre o Street View, a câmera do celular e a rota escolhida. “Você direciona o celular para qualquer lado da rua e, utilizando as imagens do Street View e a câmera do celular,nós conseguimos detectar qual o sentido que você está virando. Apontamos, na própria tela, qual o sentido que você precisa andar”, explica Kowaltowski.

Com isso, aqueles que não conseguem se orientar apenas com a tela do celular podem ter uma ajudinha a mais para se localizar e chegar ao destino.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.