Android 10 Go será mais rápido e seguro que o 9 Pie Go

1 min de leitura
Imagem de: Android 10 Go será mais rápido e seguro que o 9 Pie Go
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou o Android 10 Go nesta quarta-feira (25). O Go é a versão do sistema operacional móvel da empresa voltada para dispositivos de baixo custo. Ele também traz um pacote de apps da Google com a terminação “Go”, todos desenvolvidos com o objetivo de usar poucos recursos de hardware, além de ajudar na economia de dados móveis e bateria.

Deixar o sistema mais leve, no entanto, não é uma tarefa muito fácil, pois o desafio pode impactar diretamente na segurança. Felizmente, no Android 10 Go, a Google conseguiu deixar o sistema mais rápido que a versão anterior, além de mais seguro. No Android 10 Go, os apps podem levar até 10% menos tempo para iniciar que no Android 9 Go.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As transições entre apps e animações também ficaram mais fluidas.

Fonte: Google/Divulgação

O novo sistema de criptografia, chamado Adiantum, foi projetado para proteger os dados dos usuários sem exigir hardware especial e sem impactar no desempenho dos dispositivos já lançados.

Houve implementações também no Google Go, que possui um recurso de leitura em voz alta baseada em IA, além do Lens, por onde é possível fazer pesquisas visuais e traduzir placas e outros textos em tempo real, apenas apontando a câmera do celular. A inteligência artificial também é utilizada pela Galeria Go para organizar as fotos, seja online ou offline, e o app tem apenas 10 MB de tamanho. O YouTube Go continua fazendo seu bom trabalho em ser leve e poupar o consumo de dados.

Seguindo a mesma pegada dos apps Go, outros desenvolvedores podem criar versões mais leves de seus produtos. Dois grandes exemplos de apps que possuem versões mais leves, ágeis e que poupam os dados móveis são o Facebook Lite e o Messenger Lite, ambos oficiais.

Disponibilidade

O Android Go é um sucesso, principalmente em países emergentes, e já foi comercializado em mais de 1600 dispositivos. A nova versão deve chegar para os smartphones compatíveis, como atualização, ainda este ano, e em novos produtos, a partir de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.