Google Play Store começa a receber o “modo escuro”, finalmente!

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Store começa a receber o “modo escuro”, finalmente!
Avatar do autor

O XDA Developers reportou que alguns usuários de aparelhos Google Pixel que já estão rodando o Android 10 começaram a receber o “modo escuro” na Play Store.

O Android 10, que, até o momento, foi liberado apenas para os smartphones da companhia, já traz um tema escuro. E, ao que tudo indica, a Google tinha a pretensão de criar temas escuros para todos os seus apps antes de liberar o sistema. No entanto, parece que houve um atraso, principalmente em relação à loja e ao Gmail. Somente nesta quarta-feira (11) é que o tema começou a chegar na Play Store, que já havia passado por uma reformulação de design recentemente.

Veja, na imagem abaixo, que o tema não chega a ter o fundo 100% preto. Na verdade, é um cinza bem escuro, numa tonalidade grafite.

Fonte: XDA Developers/Reprodução

Por que o modo escuro é importante?

Demorou muito, mas, até que enfim, as gigantes de tecnologia reconheceram a importância de disponibilizar interfaces com temas baseados na cor preta (ou próximo disso). Usuários de sistemas baseados em Linux já vêm utilizando temas escuros há mais de 15 anos em seus PCs.

A tela do computador já emite um brilho que é um tanto incômodo para muitos usuários. Para quem passa o dia trabalhando na frente de um PC, olhar para a tela do celular com temas essencialmente brancos, à noite, pode se tornar um martírio. Ainda mais se a pessoa estiver em um ambiente com pouca iluminação. Há ainda pesquisas que apontam que esse excesso de brilho prejudica o sono.

Nos celulares com tela AMOLED, outra vantagem do tema escuro é que os pixels pretos requerem menos energia do que os brancos. Isso significa que usar o modo escuro em celulares com esse tipo de tela pode fazer a bateria durar um pouco mais.

Por hora, não sabemos se a “dark” Play Store chegará para versões do Android anteriores ao 10, mas seria ótimo se ela viesse.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Google Play Store começa a receber o “modo escuro”, finalmente!