Android 10 pode trazer recurso para detectar acidentes de trânsito [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: Android 10 pode trazer recurso para detectar acidentes de trânsito [rumor]

A partir de uma build do Android 10 Beta 3, um grupo de desenvolvedores encontrou indícios de um recurso que seria implementado por meio do app “Safety Hub”, presente na nova versão do SO. O recurso poderia ser capaz de detectar acidentes de carro automaticamente e entrar em ação, a fim de ajudar a salvar vidas. A princípio, a novidade estaria disponível apenas para os celulares Pixel ou somente na versão que será lançada este ano.

Já vimos que o Android 10 será uma das versões do sistema com o maior número de novos recursos, que vão desde melhorias na segurança e privacidade, até a adição de um novo tema para a interface gráfica. Em paralelo, talvez ele adicione esta funcionalidade com foco na saúde e bem-estar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Edmunds/Reprodução

Embora os devs tenham percebido que o recurso não seria aberto para todos os aparelhos Android, isso não significa que a Google pudesse mantê-lo como exclusivo para sempre. Caso ele venha à tona, talvez seja apenas uma questão de tempo até sua liberação.

Há uma possibilidade real

Recursos voltados para a saúde não são uma novidade no Android. A Samsung foi uma das primeiras fabricantes a incluir aplicativos de bem-estar em seus Galaxy.

Já a Google possui o projeto Waymo, de carros autônomos elétricos. Não seria estranho se a empresa colocasse seu sistema nos veículos e eles tivessem este recurso de detecção automática de acidentes. No caso de um sistema parecido vir a fazer parte de todos os celulares Android, o impacto na sociedade seria gigantesco, devido à popularidade do sistema.

O sistema de detecção automático de acidentes poderia utilizar os vários sensores dos smartphones e ser acionado, emitindo alertas para outros telefones, enviando a localização atual ou até mesmo transmitindo áudio e vídeo. Isso poderia agilizar e facilitar o socorro às vítimas, ajudando a salvar inúmeras vidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.