Google leva app de acessibilidade para celulares com Androids antigos

1 min de leitura
Imagem de: Google leva app de acessibilidade para celulares com Androids antigos

A Google atualizou o aplicativo Sound Amplifier para que ele possa ser instalado em smartphones que executam o Android 6.0 Marshmallow ou superior. Até então, para que pessoas com algum tipo de deficiência auditiva pudessem utilizar o app, elas precisavam ter um smartphone com a versão 9.0 Pie do sistema operacional.

O Sound Amplifier utiliza os fones de ouvido para amplificar o som ambiente, filtrar ruídos e pode até trabalhar com diferentes níveis de potência em cada orelha. Para conseguir o melhor resultado, a Google utilizou uma inteligência artificial de aprendizado de máquina para analisar diversas pesquisas sobre audição. A partir disso foi criado o app, que busca reproduzir de modo fiel como as pessoas ouvem em diferentes locais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora o Sound Amplifier não consiga substituir um aparelho de audição em todos os casos, ele pode facilitar muito a vida de quem tem dificuldades para ouvir. Ao conectar os fones no aparelho, basta abrir o aplicativo para que ele comece a funcionar, ampliando frequências específicas como vozes ou músicas e abafando ruídos. O app consegue modificar apenas o som de um televisão também.

Você pode ver uma explicação de como o Sound Amplifier funciona neste vídeo:

A Google também acrescentou um recurso para visualizar o áudio que está sendo detectado. Isso facilita para que o usuário consiga identificar quais alterações estão sendo feitas no som ambiente. Este recurso funciona como um display de volume de TV, onde é mostrado o quanto o som é aumentado, mesmo que a pessoa ainda não consiga ouvir.

O download do Sound Amplifier pode ser feito gratuitamente pela Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.