A Google anunciou hoje (4) dois novos aplicativos que ajudarão pessoas surdas ou com problemas de audição. Um deles é o Live Transcriber, app capaz de ouvir uma conversa e transcrevê-la na tela do smartphone de forma direta e simples. O outro é o Sound Amplifier, um amplificar que aumenta o volume de reproduções e pode ser útil mesmo para pessoas com a audição perfeita em ambientes muito barulhentos.

Live Transcriber

Desenvolvido pela equipe de acessibilidade da Google, o Live Transcriber utiliza um sistema de reconhecimento de voz baseado na nuvem que transcreve todas as palavras capturadas pelo microfone do smartphone. As palavras aparecem na tela do dispositivo em tempo real e o app chega com a promessa de tornar mais natural e facilitada a comunicação envolvendo pessoas surdas.

“Agora, podemos fazer coisas que sequer imaginávamos sermos capazes há poucos anos, como participar de conversas à mesa de jantar ou de forma casual quando aparece a oportunidade”, celebra Christina Vogler, professor e pesquisador da Universidade de Gallaudet, nos EUA, e que já vem usando o Live Transcriber.

Live TranscriberLive Transcriber foi anunciado hoje (4) pela Google. (Fonte: Google/Divulgação)

O aplicativo está disponível em 70 idiomas e dialetos e também faz o caminho inverso, transformando textos digitados em áudio — outra ferramenta capaz de facilitar a comunicação entre ouvintes e não ouvintes.

O Live Transcriber poderá ser ativado nas Configurações de Acessibilidade do Android e já começa a ser disponibilizado em fase Beta limitada a usuários de todo o mundo por meio da Play Store. Para se candidatar ao Beta, basta se inscrever no site oficial da nova ferramenta da Google.

Sound Amplifier

A fim de oferecer áudio de forma mais clara e entendível para pessoas com dificuldade de audição ou em ambientes barulhentos, a Google disponibiliza também a partir de hoje (4) o app Sound Amplifier (ou Amplificador de Som, como ele é chamado por aqui). Ele foi anunciado na Google I/O do ano passado e pode ser usado em conjunto com um fone de ouvido convencional para incrementar a nitidez do áudio durante uma ligação.

Sound AmplifierSound Amplifier também já está disponível. (Fonte: Google/Divulgação)

O Sound Amplifier também já está disponível na Play Store e funciona em aparelhos com Android 9 Pie ou superior.

Cupons de desconto TecMundo: