Novo Edge baseado no Chromium ganha ferramenta contra rastreamento

1 min de leitura
Imagem de: Novo Edge baseado no Chromium ganha ferramenta contra rastreamento

Uma nova atualização na versão de testes do Microsoft Edge baseado no Chromium irá oferecer mais privacidade aos usuários do navegador. A novidade implementa uma função para prevenir o rastreamento, garantindo que a navegação não seja monitorada pelos sites que você não estiver acessando.

Muitas vezes, rastreadores de sites que não estão sendo acessados podem salvar informações através de cookies. Isso cria um perfil individual que pode ser acessado por empresas para oferecer conteúdo personalizado. A nova atualização do Microsoft Edge não irá bloquear os anúncios — essa opção deve ser feita à parte —, apenas o rastreamento de sites que repassam as informações da navegação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Microsoft anunciou que existem três opções de proteção disponíveis: Básica, Moderada e Estrita. A primeira bloqueia apenas os rastreadores maliciosos; já a segunda trava também alguns trackers de terceiros e é a opção mais recomendada pela Microsoft; por fim, a proteção estrita bloqueia a maioria dos rastreadores existentes. Essa opção, porém, pode impedir que alguns sites funcionem corretamente.

Para ativar a prevenção de rastreamento, é necessário acessar um menu de configurações pela barra de endereços, digitando edge://flags/#edge-tracking-prevention, e habilitar a função.

(Fonte: Microsoft/Divulgação)

Feito isso, será necessário reiniciar o navegador e acessar as configurações de privacidade, também pela barra de endereços, digitando edge://settings/privacy. Agora basta escolher a proteção desejada.

(Fonte: Microsoft/Divulgação)

A novidade já se encontra disponível no Edge Canary versão 77.0.203.0, que pode ser baixada pela página oficial do projeto insider da Microsoft. Por enquanto, a atualização não está liberada para macOS. A Microsoft não revelou o motivo que impediu atualizar o navegador no sistema operacional da Apple, mas garantiu que a configuração de privacidade também será lançada para usuários do Mac. Vale lembrar que, por se tratar de uma versão de testes, o navegador pode apresentar bugs e falhas no funcionamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.