Recuperar arquivos apagados do PC e celular ficou muito mais fácil

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Recuperar arquivos apagados do PC e celular ficou muito mais fácil

O Recoverit é um aplicativo que permite recuperar mais de 550 tipos de arquivos, entre fotos, vídeos, músicas, documentos do Office e outras suítes, que foram apagados conscientemente ou por acidente, seja por terem sido selecionados de forma equivocada, ou por falha de software, hardware, queda de energia ou ataques de vírus.

Quem nunca teve problemas com perdas de arquivos num computador, disco externo ou pendrive, provavelmente não é usuário assíduo destes equipamentos. Uma das piores coisas que pode acontecer a um usuário de dispositivos digitais é perder uma memória, um momento de sua vida, contida num arquivo que não tem uma cópia de segurança.

Felizmente, o Recoverit, além de poderoso e versátil, é extremamente fácil de usar. Sua interface é intuitiva, com botões que mostram as principais maneiras pelas quais você pode restaurar seus arquivos. Ao passar o mouse sobre elas, o programa exibe as situações nas quais cada opção deve ser utilizada. Isso facilita muito o uso do software por usuários que nunca fizeram recuperação de arquivos antes.

Fonte: Wondershare 

Quais as causas mais comuns da perda de dados?

Falha de software

Por mais que saibamos que o backup dos dados é importante, às vezes podem ocorrer acidentes que nos pegam desprevenidos. A falha de software é um deles.

Um caso famoso de falha de software envolve o Windows 10. Durante a grande atualização de outubro de 2018, o sistema da Microsoft apagava os arquivos pessoais de alguns usuários. Você já imaginou acordar e perceber que perdeu o vídeo do nascimento ou formatura do seu filho ou as fotos das primeiras férias que você passou fora do Brasil, cujas fotografias originais, em papel, já se perderam? Ou, ainda, uma pesquisa de mercado que vem realizando há meses?

Isso é só um exemplo de que, por mais que você tome cuidado, ainda assim, imprevistos podem acontecer.

Fonte: Pixabay

Falha de hardware

Além da falha de software, a perda de arquivos pode ser causada por falha de hardware. Placas-mãe ou fontes de má qualidade podem ocasionar defeito em HDs e SSDs. Portas USB em curto-circuito podem corromper dados em pendrives. Nestes casos, mesmo que você tenha backup dos dados em um disco externo, uma falha de hardware pode torná-los inacessíveis.

Quedas de energia e vírus

Outras duas formas comuns que podem fazer você perder seus arquivos é a queda de energia e ataques por vírus e malwares. Tão inesperada quanto falhas de software e hardware, a queda de energia pode gerar erros em partições, de tal forma que você não consegue iniciar o sistema operacional ou acessar o disco, mesmo instalando-o em um outro computador.

Muitos usuários não têm ideia, mas, geralmente, mesmo que o disco permaneça inacessível ao sistema operacional a partir de outro PC, seus arquivos continuam lá dentro, muitas vezes, intactos, e facilmente recuperáveis com a ajuda do Recoverit.

Invasões hacker ou infecção por vírus e malwares também podem apagar seus arquivos se baseando no caminho padrão da pasta do usuário. Em alguns casos, esses ataques podem excluir todas as partições dos seus HDs ou SSDs, o que significa que não apenas os dados serão perdidos, como também o seu sistema operacional. Esta é mais uma situação em que o Recoverit pode ser útil. 

Como o Recoverit funciona?

Fonte: Geek Chic

O Recoverit possui um algoritmo avançado, capaz de analisar profundamente as estruturas de dados para recuperar arquivos, mesmo em discos que tenham sido formatados ou sofreram alteração de partições, bem como os inacessíveis ou sem formatação definida, com taxa de êxito na recuperação de dados de até 96%.

O programa escaneia rapidamente o local de onde você deseja recuperar os seus dados, seja um disco interno, externo ou uma pasta específica. Depois da varredura, ele mostra o que foi encontrado e te dá a opção de escolher o que recuperar, com a possibilidade de pré-visualização (muito útil em recuperação de fotos e vídeos), além do local para onde os dados serão recuperados. 

Quais tipos de arquivos ele pode recuperar?

O aplicativo reconhece mais de 550 tipos de arquivos, incluindo documentos, imagens, vídeos, áudio, emails e arquivos compactados. Vejamos alguns exemplos:

  • Documentos – DOC/DOCX, XLS/XLSX, PPT/PPTX, PDF, CWK, HTML/HTM, INDD, EPS, etc.;
  • Imagens – JPG, TIFF/TIF, PNG, BMP, GIF, PSD, CRW, CR2, NEF, ORF, RAF, SR2, MRW, DCR , WMF, DNG, ERF, RAW, etc.;
  • Vídeos – AVI, MOV, MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, FLV, SWF, MPG, RM/RMVB, etc.;
  • Áudio – AIF/AIFF, M4A, MP3, WAV, WMA, MID/MIDI, OGG, AAC, etc.;
  • Email – PST, DBX, EMLX, etc.;
  • Arquivos compactados – ZIP, RAR, SIT, etc.

É compatível com quais dispositivos de armazenamento?

O Recoverit funciona nos sistemas Windows (10, 8/8.1, 7, Vista e XP) e macOS (da versão 10.8 à 10.14), sendo compatível com os sistemas de arquivos NTFS, FAT16, FAT32, HFS+, APFS, APFS criptografado e exFAT. Sobre os dispositivos dos quais ele pode recuperar dados, veja o que ele pode fazer por você:

  • Leitores de música (MP3 players);
  • Cartões de memória (microSD);
  • Drives USB (discos externos);
  • Drives internos (HDs e SSDs);
  • Disco Floppy e ZIP (para quem ainda tem!);
  • Cartões CF/XD/MMC;
  • Câmeras digitais;
  • Filmadoras;
  • Pen drives;
  • iPod (Nano, Classic e Shuffle);
  • Outras mídias (dispositivos não listados ainda podem ser compatíveis, dependendo do sistema de arquivos).

Em quais casos o Recoverit pode me ajudar?

Fonte: Geek Chic

O Recoverit pode ser útil em praticamente qualquer situação que envolva a perda de dados, bastando, para isso, que o dispositivo de armazenamento não tenha sido permanentemente danificado.

Conheça as situações em que o Recoverit pode te ajudar a recuperar seus arquivos:

  • Arquivos apagados há muito tempo ou com SHIFT + Del;
  • Arquivos deletados da lixeira;
  • Discos formatados;
  • Discos com partições corrompidas ou sem partições;
  • Micros que não iniciam o sistema operacional (o software possui ferramenta para criação de mídia bootável);
  • Recuperação de um tipo de arquivo específico (um vídeo WMV, um documento do Word, uma apresentação do Power Point, etc.);
  • Recuperação de arquivos corrompidos (é possível escolher a data de modificação, permitindo recuperar o arquivo antes de ele ter sido corrompido);
  • Recuperação de arquivos em celulares Android e dispositivos de armazenamento da Apple;
  • Recuperação de vídeos excluídos pelo iMovie (macOS).

O Recoverit é seguro?

A Wondershare, empresa que desenvolve o Recoverit, está no mercado desde 2003 e atua em mais de 160 países, possuindo mais de cinco milhões de clientes. Todo o processo de reconhecimento dos dados a serem recuperados é feito localmente. Portanto, a companhia não tem acesso aos seus arquivos. 

Temos cupom de desconto para o Recoverit

É praticamente impossível encontrar programas com desempenho profissional que são gratuitos e funcionam no Windows e no macOS. Todo bom software para estes sistemas costuma ser pago. No entanto, um programa de alta qualidade não precisa ser inacessível.

A Wondershare ainda fornece assistência técnica gratuita, 24 horas por dia e sete dias por semana, além de garantir a devolução do seu dinheiro em até sete dias após sua compra.

O Recoverit possui licença para um ano de contratação ou a licença vitalícia, tanto para um único PC como para mais de 100 máquinas. Você ainda pode aproveitar para comprá-lo com desconto, através do cupom:

  • SBRRITCM

Se o widget acima não carregar, confira os preços e adquira sua licença do Recoverit no site oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.