Microsoft pausa atualização do Windows 10 que deleta arquivos de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft pausa atualização do Windows 10 que deleta arquivos de usuários

[Atualizado em 06/10/2018 às 11h19]

No início deste sábado, a Microsoft afirmou que está pausando a distribuição da nova Build do Windows 10 para corrigir os problemas que causam a exclusão de arquivos antes de permitir que mais usuários tenham acesso a ela.

[Notícia original abaixo]

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Lançada na terça-feira (2), a atualização “October 2018” do Windows 10 trouxe algumas novidades esperadas pelos usuários, como um tema escuro, maior integração entre o computador e o celular e sincronização da área de transferência entre qualquer dispositivo conectado à mesma conta da Microsoft. Mas essas funções podem ter sido acompanhadas de uma falha grave, como relatam algumas pessoas que fizeram a atualização.

De acordo com esses usuários, todos os arquivos das pastas pessoais do computador – o que inclui as pastas Documentos, Imagens e Músicas – foram deletados após a atualização ser instalada. Em alguns casos, essas informações foram transferidas para a pasta Windows.old, mas outras pessoas não tiveram a mesma sorte.

Vários comentários no Reddit e no fórum oficial da Microsoft mostram o mesmo problema: “Depois de atualizar descobri que todos os meus documentos, fotos, músicas e vídeos desapareceram”, diz um deles. “Acabei de atualizar meu Windows usando a atualização de outubro (10, versão 1809) e ela deletou todos os meus 23 anos de arquivos em um total de 220 GB”, afirmou outro.

Ainda não é possível saber o número de pessoas afetadas, mas todos os usuários têm em comum o fato de ter feito a atualização manualmente, já que ela será enviada para todos apenas na semana que vem. Alguns suspeitam que isso tenha relação com a nova função Storage Sense, do OneDrive, que faz upload automático para a nuvem de arquivos pouco utilizados. No entanto, ainda não há muitos detalhes que comprovem essa relação.

Procurada, a Microsoft respondeu ao WCCFTech que está ciente do problema e começou a investigar a situação. Por enquanto, o mais prudente é não fazer a instalação manual enquanto esse problema não for resolvido. Também pode ser uma boa hora de fazer um backup dos seus arquivos em um HD ou SSD externo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.