WWDC 2019: o que esperar do evento da Apple nesta temporada?

3 min de leitura
Imagem de: WWDC 2019: o que esperar do evento da Apple nesta temporada?
Imagem: Apple

Apple realiza na segunda-feira (3) o Worldwide Developer Conference (WWDC), sua conferência anual para desenvolvedores, que costuma trazer as principais novidades dos softwares da companhia para os próximos meses. E o que deve ter destaque este ano? Vamos mostrar tudo o que a Maçã tem nas mangas este ano, ao vivo (veja mais tarde no YouTube, está aí abaixo ou neste link), mas até lá destacamos algumas apostas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Bem, vários rumores indicam que teremos um grande destaque para o Mac Pro, que anda meio abandonado nas últimas temporadas, e as atualizações dos sistemas operacionais (iOSmacOS e watchOS), além de funcionalidades envolvendo questões de privacidade — afinal, a GDPR entrou em vigor recentemente e vem causando mudanças nas gigantes de tecnologia.

Mac Pro

A maior mudança de design do Mac Pro aconteceu em 2013, quando a máquina ficou mais compacta e bela, porém, faltou um pouco de feeling da companhia para o momento em que ela foi lançada: desde então, os profissionais vêm buscando placas gráficas mais potentes e o desenho da máquina não favorece o resfriamento de GPUs mais poderosas. Em 2017, a própria Maçã admitiu isso e prometeu uma grande atualização para breve.

Será que teremos um Mac Pro com componentes modulares?

E aqui estamos, na expectativa de que isso seja cumprido neste ano. Os rumores indicam que o hardware deve trazer especificações muito poderosas e o vice-presidente de marketing Phil Schiller até adiantou há algum tempo a possibilidade dele trazer componentes modulares. A GPU poderia, assim, ser anexada na parte externa — e isso resolveria problemas de refrigeração.

mac proFonte: Apple

O famoso analista Ming-Chi Kuo prevê que a Apple apresente um interessante monitor de 31 polegadas com resolução 6K e luz traseira com mini LED. Caso tudo isso se confirme, pode ser uma grande surpresa, já que não é a forma com que a empresa lida normalmente com a arquitetura de seu computador de mesa, e os preços devem ser somente mesmo para o nicho profissional.

iOS 13

O update do sistema operacional para dispositivos móveis deve estar disponível para iPhonesiPads e iPod Touch. Como sempre, a Apple promete melhor desempenho e menos consumo de energia, com um software rodando mais lisinho e seguro. O Modo Noturno, que virou moda em todas as plataformas, está quase confirmado e serviria também como uma solução de economia energética.

iosFonte: 9to5Mac

A tela inicial pode trazer mudanças significativas — talvez as maiores dos últimos anos — e o Messages deve trazer pequenas, mas importantes, possibilidades de customização de imagem de perfil e nome de exibição. O Apple Maps e o Mail também devem ganhar melhorias, mas nada específico foi citado.

O iPad pode ganhar opções para alteração no gerenciamento de arquivos e páginas em aplicativos, para torná-los mais intuitivos, de maneira que a experiência de uso lembre a navegação web.

MacOS

O Marzipan, projeto que prevê a possibilidade de uso de apps de iOS no MacOS e vice-versa, tem chances de ser citado no WWDC. Se isso acontecer, deve ser o grande destaque no sistema operacional para máquinas de mesa — que neste ano teria o codinome “Mammoth”. Isso facilitaria a vida dos desenvolvedores e traria uma grande integração com os aplicativos de conteúdo, como os de música e TV — algo especialmente interessante nesses tempos de streaming e com a chegada do serviço Apple TV+.

Vale destacar que o iTunes será aposentado e com atual tendência de uso de PWAs (Progressive Web Apps), que basicamente eliminam a necessidade de download e instalação para uso de utilitários, o Marzipan seria uma forma da Maçã manter sua lucrativa App Store mais fortalecida.

macosFonte: LiveTechIt

Pode ser que tenhamos a confirmação do uso do iPad como segunda tela de forma nativa e, de resto, a previsão não de grandes novidades por aqui.

WatchOS e tvOS

Como a Apple é atualmente a líder no segmento de wearables, o watchOS ganha mais importância nesse ano e deve apresentar ainda mais novidades no segmento de saúde e bem-estar, com variedade maior de apps — incluindo um para ciclos menstruais e outro para gerenciamento da ingestão de pílulas.

Os boatos apontam para mais integração do Apple Watch com o restante do ecossistema da Apple, especialmente com as notificações de utilitários relacionados a condições médicas. Apps nativos populares do iPhone, a exemplo dos memorando e da calculadora, também podem aparecer no relógio.

mac appleFonte: 9to5Mac

Com relação ao tvOS, não há muitos detalhes, mas é de se esperar que tragam importantes atualizações para a transmissão de conteúdo de streaming musical e audiovisual — especialmente por conta da chegada do Apple TV+.

********************************

E não se esqueçam: fiquem ligados conosco, pois o TecMundo fará uma live, a partir das 13h30 da segunda, justamente para mostrar tudinho que a Apple mostrar na WWDC 2019.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.