16 novidades de maior destaque do Android Q Beta

3 min de leitura
Imagem de: 16 novidades de maior destaque do Android Q Beta

Na quarta-feira (13), a Google liberou o Beta 1 do Android Q para que todos os desenvolvedores e usuários do Pixel possam testá-lo. Dessa vez, todas as versões do smartphone da empresa estão aptas a receber a atualização, desde o original até os três modelos do Pixel 3.

Se você já leu algo sobre o Android Q, provavelmente sabe que ele será bastante focado na segurança e privacidade do usuário. Todas as áreas do sistema receberam atenção redobrada com relação a essas questões: funções principais, permissões dos apps e conectividade.

Neste artigo, listamos as 16 mudanças que mais impactarão o dia a dia dos usuários ao utilizar o novo sistema móvel da Google:

1. Maior controle sobre acesso à localização

Fonte: Google

Quando um app solicitar acesso à localização (GPS), o usuário poderá optar por “Permitir apenas enquanto o app estiver em uso”. Isso significa que, ao ser colocado em segundo plano, o aplicativo perderá o acesso à localização. Antes, só era possível permitir ou negar em tempo integral.

2. Acesso a configurações do sistema a partir de apps

Será possível acessar painéis de configurações do sistema a partir do menu do app que o usuário estiver utilizando. Esses painéis mostrarão opções relacionadas com a função do app em uso.

Fonte: Google

Na imagem acima, o painel aberto a partir do Google Chrome permite alternar entre conexões de rede. O recurso minimizará a necessidade de o usuário abrir o painel de configurações principal para fazer ajustes comuns ao app.

3. Atalhos de compartilhamento

Fonte: Google

Os atalhos de compartilhamento deixarão o recurso mais rápido e prático. Com um atalho criado para determinado contato e relacionado a um app específico, o envio de um arquivo poderá ser feito de forma direta.

4. WiFi de alta performance

Os modos WiFi de alta performance e de baixa latência aumentarão consideravelmente o desempenho da conexão em aplicações como jogos online, chamadas de voz, streaming, entre outros, e com o menor consumo de energia possível.

5. Fotos com imagem de profundidade dinâmica

Fonte: Google

A profundidade dinâmica fornecerá níveis personalizados de desfocagem de fundo de imagens aos apps que fazem uso desse recurso. A função também permitirá criar fotos 3D e, futuramente, suportará fotos com realidade aumentada.

6. Melhor suporte a dispositivos dobráveis

Fonte: Google

A alternância entre interface simples (celular) e estendida (tablet) será melhorada, bem como o comportamento dos apps em uso no momento.

7. Alternador de saída de áudio

Fonte: 9To5Google

Permite direcionar a saída de áudio para os alto-falantes ou para os fones sem a necessidade de desconectar estes últimos.

8. Suporte ampliado para API Vulkan

O Android Q pretende exigir o Vulkan 1.1 em todos os dispositivos de 64 bits, a fim de padronizá-lo como plataforma de desenvolvimento de jogos e gráficos de alta performance. Para os aparelhos de 32 bits, a API Vulkan será uma recomendação.

9. Autonomia restante da bateria na barra de notificações

Fonte: 9To5Google

Haverá a possibilidade de verificar, de forma fácil, a estimativa de tempo que ainda resta antes que o dispositivo desligue por falta de energia.

10. Economia mais inteligente de bateria 

Fonte: 9To5Google

O dispositivo ativará a economia de energia automaticamente, caso identifique que a bateria pode chegar ao fim antes do horário em que o usuário costuma usar o carregador.

11. Gravador nativo de tela

Fonte: 9To5Google

Com um gravador de tela nativo, os usuários não precisarão instalar aplicativos de terceiros para criar tutoriais em vídeo.

12. Armazenamento individual para apps

Cada aplicativo terá sua própria pasta para armazenar arquivos, isolada e protegida do restante do sistema. Os apps ainda poderão acessar as pastas de coleções compartilhadas (imagens, áudio, downloads etc.) se a permissão for concedida pelo usuário.

13. Esquemas de cores do sistema

Fonte: 9To5Google

Será possível trocar a cor principal do sistema (padrão, preta, verde e roxa), além da fonte e do estilo dos ícones.

14. Novo "deslizar notificações"

Fonte: 9To5Google

Só será possível descartar notificações deslizando-as para a direita. Ao deslizar para a esquerda, surgirão opções como “Bloquear”, “Silenciar” e “Me alertar”.

15. Aplicativo Arquivos com Material Design

Fonte: 9To5Google

O app Arquivos foi recriado com o tema Material e possui novas opções para visualização do conteúdo.

16. Sistema mais rápido

Fonte: Google

O Android Runtime foi melhorado para oferecer desempenho superior em relação ao Android 9 Pie. Os apps carregarão com mais velocidade e usarão menos memória. Isso permitirá ótima performance do sistema mesmo em aparelhos com hardware mais simples.

Os desenvolvedores e os usuários do Google Pixel que quiserem fazer o download do Android Q Beta 1 podem encontrar mais informações neste linkO Android Q Final só deve ser lançado oficialmente no terceiro trimestre de 2019.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.