Os streamings em tempo real de jogatinas só aumentam a cada temporada e agora o pessoal do XDA Developers descobriu uma interessante funcionalidade no Android Q que pode realizar o sonho dos gamers: uma aplicação que permite aos apps de terceiros capturarem o áudio emitido durante uma transmissão ao vivo.

O AudioPlayBackCapture permite ao Android gravar de forma nativa os sons gerados em jogos e exibições. Atualmente, a grande maioria dos apps permite o registro a partir do microfone do telefone, o que não é o ideal e também prejudica a qualidade do som — sem contar que muito do conteúdo acaba perdido.

Embora as interfaces da Huawei ou da Samsung já possuam uma solução semelhante a essa e outros utilitários também contem com essa possibilidade, uma opção embutida no sistema operacional soa mais seguro e eficiente para todos.

android

“Esta API oferece aos aplicativos a capacidade de copiar o áudio que está sendo reproduzido por outros aplicativos. Esse recurso é o análogo da captura de tela, mas para áudio. O principal caso de uso é para aplicativos de streaming que querem capturar o áudio que está sendo reproduzido pelos jogos ”, explicam os desenvolvedores da Google.

Monitor térmico embutido

Observar a temperatura do dispositivo quando ele parece aquecido ou responde lentamente às ações é algo que se tornou comum para quem tem apps de gerenciamento de recursos de smartphones. Essas soluções de terceiros sempre vêm com anúncios e poucas vezes parecem seguros, portanto, o Android Q também terá seu próprio monitor térmico.

“Quando o dispositivo reporta estresse térmico, aplicativos e jogos podem ajudar, diminuindo as atividades em andamento para reduzir o consumo de energia de várias maneiras. Por exemplo, aplicativos de streaming podem reduzir a resolução/taxa de bits ou o tráfego de rede”, diz o comunicado dos desenvolvedores.

android

Com a novidade, é possível equilibrar a temperatura desativando o flash ou diminuindo a intensidade da imagem da de câmera; reduzindo a taxa de quadros de um game ou o volume do alto-falante de um reprodutor de mídia; ou desligando o GPS do mapa de um utilitário. Como dá para notar a próxima versão do robozinho verde não está esquecendo do ascendente mercado de streamers e gamers.

Cupons de desconto TecMundo: