Microsoft adquire empresa de chatbots para aumentar investimentos em IA

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft adquire empresa de chatbots para aumentar investimentos em IA

Para aumentar seus investimentos em tecnologias de inteligência artificial, a Microsoft anunciou recentemente a compra da XOXCO, startup especializada no desenvolvimento de chatbots de conversação, uma das principais apostas da companhia para o futuro. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados.

A pequena empresa fundada em 2013 é conhecida por criar o primeiro bot do Slack, o Howdy. A inteligência artificial auxilia no agendamento de reuniões. Outra criação da startup é o Botkit, software presente no Github, banco de códigos que também foi adquirido pela Microsoft recentemente por US$ 7,5 bilhões.

De acordo com a Microsoft, o pessoal da XOXCO será de grande auxílio para os projetos futuros da empresa envolvendo inteligências artificiais que falam. O crescimento de mercados como internet das coisas e carros autônomos estão tornando as IAs cada vez mais valiosas.

“Com essa aquisição, continuamos a tornar realidade nosso objetivo de democratizar o desenvolvimento de IA e integrar experiências de conversação em que as pessoas se comunicam”, disse a Microsoft em seu blog no anúncio da compra.

Satya Nadella, CEO da Microsoft

A compra da XOXCO é mais uma das aquisições estratégicas da companhia para acelerar o desenvolvimento da inteligência artificial. Desde maio, a Microsoft também se tornou dona das startups Semantic Machines, Bonsai e Lobe, que criam tecnologias para IA que vão desde conversação até interfaces simplificadas de desenvolvimento.

Além de se tornar líder no mercado de inteligência artificial, a Microsoft também busca criar uma comunidade de desenvolvedores que pense em usos seguros para IA. Recentemente, a companhia  publicou um documento com 10 diretrizes para a criação responsável de bots de conversação. As dicas da empresa dão ênfase na transparência sobre a função do produtos, incluindo clareza em questões como segurança, privacidade e uso de dados do usuário.

O documento pode ser lido na íntegra aqui (em inglês) e pode ser útil para quem está começando no mercado de inteligência artificial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.