Google traz IA para seu recurso de reconhecimento de músicas

1 min de leitura
Imagem de: Google traz IA para seu recurso de reconhecimento de músicas

O reconhecimento de músicas do Google Now Playing acaba de ficar mais poderoso. Agora, a tecnologia está disponível na nuvem por meio da pesquisa de som e é consideravelmente mais útil se você estiver procurando uma canção desconhecida.

O sistema ainda usa uma rede neural para desenvolver "impressões digitais", a fim de identificar cada música, e uma combinação de algoritmos para reduzir a lista de possíveis opções e estudar os resultados para reportar o mais correto. A filtragem e a velocidade para identificar as faixas estão muito mais eficientes.

Como tudo ocorre em servidores, e não em seu telefone, não há restrições quanto ao poder de processamento ou armazenamento com a pesquisa de som. Ela está vasculhando cerca de mil vezes mais músicas e usando uma rede neural quatro vezes maior.

Também aumentou o número de dimensões (detalhes na impressão digital) para reduzir a quantidade de trabalho e duplicou a densidade dessas impressões digitais (para elevar as chances de uma busca bem-sucedida), gerando acertos mais numerosos e rápidos.

A empresa reconhece que ainda resta trabalho. Seus métodos não são bons em captar sons em lugares particularmente barulhentos (ou silenciosos) e não são tão rápidos quanto poderiam ser. 

Então, é possível que as pessoas não deixem de usar o Shazam, por exemplo. Por enquanto, seria, apenas, uma opção aos usuários que querem fazer uso do recurso, mas preferem não instalar apps de terceiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.