Sistemas de inteligência artificial também podem ser parciais, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Sistemas de inteligência artificial também podem ser parciais, diz estudo

Você já deve ter ouvido falar da imparcialidade, principalmente em relação ao jornalismo. Agora, cientistas descobriram que, quando as inteligências artificiais aprendem linguagens a partir de textos, elas se tornam bem parciais quando o assunto é gênero e raça. Na prática, isso significa que o algoritmo aprende a associar nomes femininos com mais palavras referentes à família do que à carreira, e por aí vai.

No estudo publicado na revista Science, os pesquisadores testaram a parcialidade de um modelo comum de IA, e combinaram os resultados com um teste psicológico que mede o quão tendenciosos os humanos são. Aylin Caliskan, autor do estudo e doutor na Universidade de Princeton, comenta que a IA é tendenciosa porque reflete os efeitos da cultura, mundo e linguagem. Assim, se você for treinar um modelo utilizando dados históricos humanos, vai acabar absorvendo o que quer que tenha naqueles dados, inclusive estereótipos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

 

Na verdade, isso é simplesmente uma consequência de como os algoritmos funcionam. Considere-os como uma espécie de receita que trabalha com materiais já existentes - como livros e textos da internet. Assim, como estes materiais já são tendenciosos, é natural que a IA também pegue algumas influências. Será que há algum jeito de mudar isso? Sim, mas o problema não está no modelo utilizado. A inteligência artificial está simplesmente trabalhando com o mundo do jeito que é, ou seja, cheio de situações tendenciosas e estereótipos, e mudar o funcionamento do algoritmo o tornaria menos eficaz.

Contudo, não é como se não houvesse nada a ser feito; os humanos podem, por exemplo, ajudar com pequenas correções, de forma semelhante ao que acontece no Google Tradutor: se você perceber que a palavra "doctor" é sempre traduzida para um substantivo masculino e "nurse" para o feminino, basta sugerir uma mudança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.