Confira as colônias espaciais imaginadas por físicos dos anos 70

2 min de leitura
Imagem de: Confira as colônias espaciais imaginadas por físicos dos anos 70
Imagem: The Public Domain Review
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Não pense você que esse papo de enviar seres humanos para viver no espaço é algo recente. Os planos de estabelecer colônias terráqueas fora do nosso planeta existem há várias décadas, mas só agora parece que estamos chegando mais perto de desenvolver as tecnologias necessárias para transformar os projetos em realidade. Entretanto, isso nunca impediu que os astrônomos sonhassem com como a vida “espacial” seria se os meios para isso já existissem.

Veja, por exemplo, a série de projetos de colônias espaciais que recentemente se tornaram públicos. De acordo com Leanna Garfield, do site Business Insider, eles foram desenvolvidos durante a década de 70 por físicos do Centro de Pesquisa Ames da NASA e das Universidades de Princeton e Stanford que acreditavam os primeiros “assentamentos terráqueos” fora do nosso planeta poderiam ser visitados por volta do ano 2060.

Segundo Leanna, na época, os cientistas projetaram três opções de colônia espacial que orbitariam ao redor do Sol. Uma delas seria a espaçonave que você pode ver abaixo, com formato circular e capacidade de abrigar cerca de 10 mil humanos.

A colônia, conforme você pode conferir a seguir, contaria com jardins, residências, estruturas que parecem ser lojas e até um rio! Veja:

Além disso, essa pitoresca colônia contaria com um tipo de teto que permitiria que seus habitantes pudessem apreciar as belezas do cosmos e a movimentação nos arredores da espaçonave. Confira:

O segundo tipo, de acordo com Leanna, também teria capacidade para aproximadamente 10 mil pessoas, mas teria mais cara de nave espacial. Dê uma espiada — e preste atenção na série de anéis que aparecem nas laterais da parte circular central:

No detalhe a seguir, você vai ver que os anéis, na verdade, abrigariam áreas que os habitantes da colônia utilizariam para cultivar alimentos e criar rebanhos. Olhe:

Já o globo central seria ocupado pelos humanos — e abrigaria áreas residenciais que lembram muito as que existem na Terra. Inclusive tem um carinha passeando de asa-delta pela colônia! Você viu?

Confira mais um detalhe dessa colônia:

E outro, no qual alguns humanos podem ser vistos flutuando — de boa — no lado de fora da espaçonave enquanto (presumivelmente) realizam manutenções e reparos:

O terceiro e último tipo de colônia pensado pelos cientistas consistia em uma imensa espaçonave cuja característica mais marcante seria dois cilindros gigantes:

Essa colônia teria capacidade para abrigar um milhão de habitantes e seria uma espécie mini réplica da Terra no espaço! Veja:

E, que tal a vista?

Com direito a vislumbres de tirar o fôlego de planetas e outros astros do sistema solar:

De acordo com Leanna, nos anos 70, os cientistas que estimaram trilhões de pessoas poderiam habitar em milhões de colônias espaciais como essas que eles imaginaram — e seria legal se pudéssemos contar com essa opção de “moradia” se algum dia a vida no nosso planeta se tornar inviável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.