Estão dizendo que a demonstração de IA na Google I/O pode ter sido falsa

2 min de leitura
Imagem de: Estão dizendo que a demonstração de IA na Google I/O pode ter sido falsa

Um dos grandes destaques da Google I/O desse ano, ocorrida há algumas semanas, foi o Google Duplex. O sistema, que faz uso de inteligência artificial, foi capaz de realizar uma ligação telefônica para um salão e agendar horário para um corte de cabelo com uma perfeição impressionante, lidando de maneira improvisada a questionamentos inesperados do estabelecimento. Uma chamada também foi feita para um restaurante para reservar uma mesa para um jantar de maneira bem-sucedida.

Acontece que a publicação Axios levantou alguns pontos que colocam toda a apresentação em suspeita de ser algo falso, artificial, e que a Google não possuiria de fato um sistema capaz de realizar tal tarefa como foi mostrada ao público na Google I/O. Entre as dicas que indicariam que a demonstração era falsa, o site apontou, por exemplo, o fato da ligação ser recebida pelos estabelecimentos sem que anunciassem o nome do local, o que é extremamente comum nesses casos.

Silêncio suspeito

Outro ponto foi a falta de som ambiente em ambos os lados da ligação feita pelo Google Duplex. Nos testes feitos pela Axios, sempre havia bastante barulho nos salões e restaurantes para os quais ligaram, todos na mesma região onde se encontrariam os lugares procurados na apresentação feita na Google I/O. Como a Google inicialmente se recusou a informar o nome dos dois estabelecimentos, a publicação acabou por levantar a hipótese de o teste ter sido encenado, o que seria um grande ponto negativo para a Google.

Um funcionário do estabelecimento informou que eles realmente receberam a ligação da Google e que não haviam sido contatados pela empresa anteriormente

Porém, após a publicação da matéria pelo site e por uma quantidade de outros veículos especializados, a publicação Bloomberg informou que as ligações foram editadas para manter em segredo o nome dos estabelecimentos, por isso em nenhum dos casos quem atendeu no lado da linha oposto ao do Google Duplex foi ouvido mencionando o nome do comércio, para manter a privacidade dos locais.

Além disso, o nome do restaurante acabou sendo descoberto posteriormente: trata-se do Hongs Gourmet em Saratoga, Califórnia. Um funcionário do estabelecimento informou que eles realmente receberam a ligação da Google e que não haviam sido contatados pela empresa anteriormente de nenhuma maneira para que tudo fosse combinado.

Imagens reveladoras

Outra prova a favor da demonstração é que as fotos publicadas do local pela Google, mostrando Yaniv Leviathan, chefe do Google Duplex, e MatanKalman, gerente de engenharia do projeto aproveitando a reserva feita pela inteligência artificial, são compatíveis com o visual real do interior desse mesmo restaurante.

Aparentemente, as “acusações” de falsidade da apresentação da Google por parte da Axios não possuem fundamentos muito sólidos e as confirmações acabam por garantir que tudo realmente aconteceu sem encenações ou partes combinadas previamente. A Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.