Um adeus para o Allo: Google pausa investimentos no app de mensagens

1 min de leitura
Imagem de: Um adeus para o Allo: Google pausa investimentos no app de mensagens

Google Allo foi lançado há menos de dois anos como a possível solução para o problema de mensagens da empresa. Ele funciona em moldes parecidos com os do Facebook Messenger, com aplicativos para AndroidiOS que oferecem troca de textos, imagens, vídeos e áudio entre usuários, tudo isso atrelado a uma conta. Mas uma reformulação nos planos da companhia para esse setor deve encerrar em breve a curta vida do serviço.

Durante o anúncio sobre o desenvolvimento do Chat — nome do projeto da empresa que é uma espécie de evolução do SMS tradicional —, o executivo Anil Sabharwal afirmou que o trabalho no Allo está “em pausa”. Essa parada envolveu a transferência de quase toda a equipe do aplicativo para o Android Mensagens, programa padrão de troca mensagens do sistema operacional para dispositivos móveis.

Uma captura de tela.Mensagens no Google Allo.

Por enquanto, não há nenhuma confirmação de que o Allo vai acabar definitivamente e parar de receber suporte, mas o Google não tem mais planos para o futuro do aplicativo. Tendo sido baixado mais de 10 milhões de vezes na Google Play, não há muitos indícios de que ele tenha uma boa quantidade de usuários diários. O próprio Sabharwal admite isso quando diz que “o produto não teve a força que nós esperávamos”.

O Google tem certa culpa nessa história, deixando de cumprir promessas que foram feitas durante o anúncio do Allo, como o fato de que ele teria criptografia de ponta-a-ponta ativada por padrão, coisa que não aconteceu. No mês passado, a empresa ainda prometia funcionalidades que não foram lançadas até hoje, como funcionar na web sem precisar de uma conexão com o smartphone.

Assim como aconteceu com ferramentas bem avaliadas do Google+ — como o backup de imagens, que se separou e virou o popular Google Fotos —, é possível que o Allo tenha um destino parecido. As Respostas Inteligentes que hoje são sugeridas no Gmail nasceram lá, bem como funções novas que farão parte do Chat. Parece um fim digno para um serviço que provavelmente não deixará muitas saudades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.