Microsoft Edge foi lançado no final do ano passado com a promessa de retomar a participação da empresa de Bill Gates no mercado de navegadores — tarefa um pouco árdua em um mercado dominado por Google e Firefox. Além da concorrência de peso, a empresa precisa lidar com a má impressão deixada pelo já aposentado Internet Explorer.

O Edge foi desenvolvido exclusivamente para Windows 10, mas também ganhou uma versão para as plataformas iOS e Android, com muitos recursos que facilitam a integração desses usuários com o Windows.

Aqui você aprenderá a exportar um página da internet, acessada pelo aplicativo, para o formato .PDF. Acompanhe!

1. Acesse a página de interesse

Qualquer página da internet pode ser exportada para o formato .PDF, através do navegador da Microsoft. Para isso, basta que você acesse o conteúdo e o espere carregar completamente em seu aparelho.

2. Comece a exportar

Na barra inferior do aplicativo, ao lado do ícone de guias, há um menu identificado por 3 pontinhos (...). Feito isso, você verá o menu sendo expandido com todas as várias opções disponíveis, conforme a imagem abaixo.

Note que no rodapé do menu há três ícones. Você deve clicar no dedicado ao compartilhamento do conteúdo.


Uma nova expansão de menu surgirá com todos os locais para onde você pode enviar o conteúdo acessado, especialmente para as redes sociais. Você deve então selecionar a impressora, para que seja possível o PDF da página.

Um novo ambiente de impressão surgirá, com todas as opções de impressoras disponíveis, caso você já as tenha configurado. Caso não tenha nenhuma impressora, por padrão a opção "Salvar como PDF" estará selecionada. E é ela que você deve usar.

Confira se todo o conteúdo foi carregado como gostaria e clique no ícone de Download do PDF.

Prontinho. Agora você será direcionado para o ambiente onde poderá escolher o local de armazenamento do PDF gerado.

Clique em "Salvar" e sua exportação estará concluída.

Posso fazer esse processo no iOS?

Nosso tutorial foi baseado no aplicativo Android, mas é possível utilizar o iOS também seguindo passos parecidos. A diferença é que no aplicativo para iPhone há uma opção de salvamento em PDF diretamente, sem a necessidade de utilizar a impressão.

Você utiliza o Edge no dia a dia? Conte como está sendo sua experiência com o navegador da Microsoft.

Cupons de desconto TecMundo: