10 fatos sobre o Microsoft Edge para esquecer de vez o Internet Explorer

3 min de leitura
Imagem de: 10 fatos sobre o Microsoft Edge para esquecer de vez o Internet Explorer

Apesar de o Microsoft Edge ter sido lançado há algum tempo como o novo navegador nativo do Windows, muitos usuários evitam usar o programa pensando no falecido Internet Explorer.

O antigo navegador da Microsoft sofria constantes reclamações sobre o seu desempenho e sempre ficou para trás se comparado com o Firefox e o Chrome. Contudo, o Microsoft Edge foi criado desde o início, portanto não há nenhum vestígio do que sobrou do IE.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você ainda não testou o Microsoft Edge por ainda ter más lembranças com o IE, não deixe de conferir abaixo 10 fatos sobre o novo navegador do Windows.

1. Velocidade competitiva

Testes de performance já provaram que o Edge é mais rápido que os seus competidores Firefox e Chrome, fato que o Internet Explorer nunca teve a chance de se gabar.

2. Anotações na página

No Microsoft Edge você pode, literalmente, rabiscar na página. Escolha entre pincéis e lápis para fazer as suas anotações diretamente no site.

3. Página inicial personalizada

Sabe quando você abre uma página do seu navegador e logo visualiza os sites mais visitados? No Microsoft Edge, essa página inicial também é exibida com um feed de notícias e pode ser personalizada: basta clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito.

4. Ótima integração com o Windows 10

Mesmo se você usa outro navegador como padrão do Windows 10, você consegue fazer as suas buscas na web diretamente do Menu Iniciar.

Digitando o termo na barra do Menu Iniciar, a Cortana vai fornecer resultados da web ali mesmo.

O Edge também é integrado com produtos da Microsoft, como o Windows Defender.

5. Assistência incorporada na Cortana

A assistente pessoal da Microsoft, Cortana, trabalha em conjunto com o Edge. A integração funciona como uma forma de oferecer ao usuário informações mais completas sobre o que ele está buscando na internet.

  • Para ativar a Cortana no Edge, clique no ícone de três pontos no canto superior direito do navegador e, depois, em "Configurações".
  • Agora, no final da janela, escolha "Exibir configurações avançadas".

  • Em "Privacidade e serviços", ative a chave que diz "Permitir que a Cortana me auxilie no Microsoft Edge".

  

6. Comandos gestuais no touchscreen

Se você é usuário de tablet ou notebook com touchscreen, pode utilizar comandos gestuais enquanto navega pelo Edge. Veja alguns exemplos:

  • Arrastar a tela para a esquerda para voltar uma página.
  • Arrastar para a direita para ir adiante.
  • Tocar no botão de voltar e segurar para conferir as páginas visualizadas recentemente.

7. Suporte para leitura

Usuários que gostam de ler no computador ou tablet contam com dois recursos especiais no Microsoft Edge: lista de leitura e modo de leitura.

  • Para transformar uma página no modo de leitura, basta entrar em algum site com texto e clicar no ícone de livro, no canto direito da barra de endereços.

  • Para inserir na Lista de leitura, clique na estrela usada para favoritar uma página, selecione “Lista de leitura” e clique em “Adicionar”.

  • Para conferir todos os links inseridos na lista de leitura, basta clicar no ícone de estrela com três listras, como indica a imagem abaixo:

8. “Cochilando” abas

Sabe quando você abre diversas abas mas não pode conferi-las no mesmo momento? Não se preocupe se o navegador vai ficar pesado ou não, pois o Edge oferece a opção de deixar as abas “dormindo”.

No canto superior esquerdo do navegador, clique no ícone que indica “Reservar estas guias”, como mostra a imagem:

As abas vão desaparecer, mas para recuperá-las basta clicar no ícone ao lado do que você clicou anteriormente. Depois, clique em “Restaurar guias”.

9. Acessível no Windows S

O Windows S é uma versão mais acessível e leve do Windows 10, e o Edge também pode ser rodado nesse novo sistema operacional.

10. Disponível em smartphones

Em breve, usuários do Edge também poderão desfrutar do navegador em seus smartphones iOS e Android. O app ainda está em fase de testes, mas uma versão Beta já está disponível para celulares Google, clique aqui para baixar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.