Há quem não se incomode com a reprodução automática de sons nos websites, mas para muitas pessoas isso é um incômodo. Para os usuários do navegador Chrome esse problema já pode ser facilmente resolvido em uma rápida configuração. O recurso é nativo, portanto você não vai precisar instalar nada nem utilizar qualquer tipo de extensão do navegador. 

A configuração vale tanto para computadores com Windows quanto para MacOS, mas você precisa ter a nova versão do navegador. Verifique se o seu computador já possui a nova atualização; é importante manter aplicativos e programas atualizados não apenas pelas novidades, mas também por questões de segurança. 

Confira como realizar a configuração

1. Se ainda não tiver a versão mais recente do Chrome, faça a atualização no menu de configurações do navegador, localizado nos três pontos no canto superior direito da página. Em “Ajuda” clique em “Sobre o Google Chrome” para que o navegador busque automaticamente a atualização. Reinicie o Chrome.

2. Com o Chrome atualizado para a versão 64, entre no site que você deseja silenciar. Na barra de endereço, clique nas informações do site, que podem estar no ícone de cadeado quando o site é seguro ou no ícone com a letra i. Em seguida, clique em “configurações do site”. 

1

3. Navegue até as opções de configurações de som. Do lado direito você pode ajustar a permissão e bloquear os sons desse site. 

2

4. Quando você estiver com o site aberto, um ícone indicando que o som está desabilitado vai aparecer ao lado do título da página. Se você quiser desfazer o ajuste, basta clicar novamente ao lado esquerdo na barra de endereço, ir até a configuração de som e selecionar a permissão de sua preferência. 

3

Vale lembrar que essa configuração é diferente do silenciamento de abas do Chrome. Antes era possível deixar as guias em silêncio individualmente, mas, a cada vez que o usuário fechava o Chrome, as configurações se perdiam. Já com essa ferramenta da nova versão, o som do site que você configurou só vai ser reativado se você desfizer essa opção manualmente. 

A vantagem de silenciar os sites automaticamente é não ser incomodado com notificações ou com um som de volume alto. Assim, você não precisa ficar abaixando e aumentando o volume nem colocar o computador no mudo. E, claro, quem gosta de utilizar o computador ouvindo suas músicas não vai mais ser incomodado enquanto utiliza o Chrome. 

O recurso também é útil para não ser incomodado com os (quase) inevitáveis autoplays de vídeos das redes sociais, como no Facebook, ou até mesmo no Stories do Instagram, no caso de quem tem o hábito de dar uma olhadinha na timeline pelo PC mesmo. 

Cupons de desconto TecMundo: