Você é uma das tantas pessoas que acreditam na chegada de um novo ano para renovar seus objetivos? Então, começar a praticar corrida pode ser um bom ponto de partida para suas metas de saúde. Se você decidiu que vai se dedicar ao exercício com frequência, saiba que existem alguns aplicativos para te ajudar a manter o foco. A tecnologia permite que você se programe para a corrida, acompanhe seu desempenho, compartilhe seus resultados etc.

Graças ao GPS dos smartphones ou smartwatches, muitos aplicativos foram desenvolvidos para colher dados do seu desempenho com precisão. Para dar aquele empurrãozinho, separamos alguns. Obviamente, você não precisa ter todos os programas; o ideal é identificar o que se encaixa melhor em suas necessidades e seus objetivos.

Strava – Android e iOS

É um dos apps mais conhecidos entre os corredores. O Strava é gratuito, mas existem compras opcionais dentro do programa para tornar sua experiência ainda mais completa. Com ele você consegue monitorar as atividades para obter estatísticas como distância percorrida, velocidade, calorias gastas etc. É possível compartilhar os momentos da sua atividade registrados em fotos e participar de desafios personalizados para manter a motivação.

Um destaque do Strava para sua corrida é que você pode integrar os dados do aplicativo com outras tecnologias, como um monitor de frequência cardíaca. O app também pode ser utilizado para atividades de ciclismo.

Nike Run Club – Android e iOS

O badalado aplicativo da Nike serve para corrida e caminhada. O foco está nos planos de treino, sendo que iniciantes supostamente atingem seus objetivos em 4 semanas. Já os profissionais contam orientações avançadas e podem se preparar para maratonas em até 8 semanas. O Nike Run Club é grátis e permite que os corredores monitorem o desempenho e vejam informações obtidas pelo GPS do aplicativo. Participe de desafios e receba mensagens de incentivos para seguir firme na corrida.

Runtastic – Android e iOS

Assim como o Strava, o Runtastic também é ideal para quem pratica corrida, pedalada ou caminhada. Além dos planos de treinamento, ele oferece recursos de monitoramento e registro dos treinos em tempo real, feedback por voz e até uma torcida "ao vivo". Para receber o incentivo de torcida, basta compartilhar a localização. Para manter o pique, o Runtastic disponibiliza o Powersong, um leitor de música. O app é gratuito, mas contém anúncios e oferece compras de complementos. 

MyFitnessPal – Android e iOS

A corrida é importante para o condicionamento físico e a perda de calorias, mas cuidar da alimentação é tão fundamental quanto. E é essa a proposta do MyFitnessPal, um contador de calorias que ajuda a manter uma alimentação saudável. Além de registrar todos os detalhes do que ingere, você pode usar o app para registrar as atividades físicas que você praticou durante o dia. O MyFitnessPal é gratuito.

RunKeeper – Android e iOS

Um personal trainer portátil: é assim que o RunKeeper se identifica. De acordo com o app, são mais de 25 milhões de usuários monitorando corridas, caminhadas, ciclismo, entre outros, utilizando o GPS. Assim como os demais programas de monitoramento, o RunKeeper oferece estatísticas da atividade, como ritmo, tempo, calorias, distâncias percorridas e progresso. Também é possível tirar fotos para compartilhar nas redes e ter um histórico preciso sobre as atividades que você praticou.

Cupons de desconto TecMundo: