Mantenha sua saúde em dia com estes apps e dispositivos fitness

4 min de leitura
Imagem de: Mantenha sua saúde em dia com estes apps e dispositivos fitness

O mercado de dispositivos vestíveis oferece hoje centenas de opções para quem procura aparelhos que ajudem a melhorar o condicionamento físico. São pulseiras, relógios, aplicativos e outros serviços que possuem desde funções mais simples, como contagem de passos, até recursos mais detalhados, como sensor de batimentos cardíacos e contador de calorias gastas.

Claro que é fundamental procurar ajuda médica especializada, seja para ganhar ou perder peso. Mas esses acessórios podem ser um ótimo aliado para manter uma rotina de exercícios físicos. E para quem quer deixar a saúde em dia com apoio da tecnologia, a dica é ficar de olho em algumas dicas a seguir. Reunimos serviços, gadgets e outras sugestões para usuários dispostos a mudar (ou manter) seus hábitos em busca de uma vida mais saudável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aplicativos

Vamos começar com os apps. Hoje existem centenas de ferramentas capazes de transformar seu tablet ou smartphone numa espécie de personal trainer. Mas antes de levantar pesos na academia, correr no parque ou praticar qualquer atividade que exige movimento, é preciso ter uma alimentação regrada e que esteja dentro da sua meta de peso.

Dois dos aplicativos que monitoram aquilo que você ingere ao longo do dia são o MyFitnessPal e o LoseIt!. Disponíveis gratuitamente para Android e iOS, ambos começam pedindo algumas informações, como altura, peso, gênero, objetivo de dieta, data de nascimento e com que frequência você faz exercícios. Após fornecer esses dados, os apps calculam quantas calorias você deve comer por dia com base em alguns alimentos, que por sua vez podem ser inclusos manualmente ou procurados em um catálogo com mais de cinco milhões de itens. Também é possível montar uma agenda com os horários em que devem ser ingeridos os alimentos, incluindo café da manhã, almoço e jantar.

Feita essa triagem do que comer e quando comer, é hora de decidir qual tipo de atividade física é a mais indicada para você. Lembrando mais uma vez: antes de seguir nossas dicas, consulte seu médico para ter um diagnóstico completo.

Então vamos lá. Para quem gosta de correr, os apps logo abaixo podem ser uma boa alternativa. Todos são gratuitos e usam o GPS do seu smartphone para determinar distância percorrida, tempo gasto e calorias perdidas em um percurso. No caso do Strava, além das funções fitness, há uma seção que mais lembra uma rede social para postar fotos e se conectar a outros atletas que fazem uso do app. Veja outras sugestões:

  • Nike+ Run Club (gratuito) - iOS / Android
  • RunKeeper (disponível em versões gratuita e paga) - iOS / Android
  • Runtastic (gratuito e pago) - iOS / Android
  • Strava (gratuito e pago) - iOS / Android
  • MapMyRun (gratuito e pago) - iOS / Android

Outra categoria de aplicativos para manter a saúde em dia é aquela que oferece miniaulas com exercícios e tempo de execução específicos. O Nike+ Training Club é um deles: gratuito para iOS e Android, ele conta com mais de 100 vídeos com tutoriais que devem ajudar principalmente quem nunca teve o hábito de movimentar o corpo com uma certa frequência. O Fitstar, em versões paga e gratuita, também tem a mesma característica.

Agora, se você quer perder alguns quilos ao mesmo tempo em que se diverte, uma boa opção são jogos voltados para queima calórica. Um deles é o Zombies, Run!, em que você deve cumprir "missões" ao correr, como coletar falsos suprimentos espalhados no percurso, enquanto sobrevive em um mundo pós-apocalíptico dominado pelos mortos-vivos. O game tem versões para Android e iOS e é gratuito, mas com possibilidade de compras in-app.

O Fitocracy é outro game que usa sua atividade física para o personagem - que, no caso, é você mesmo. Toda vez que você completar uma tarefa, seu personagem ganha pontos para subir de nível. Cada exercício garante uma pontuação diferente, então quanto mais esforço, maior será a evolução. O Fitocracy é gratuito e tem versões web, Android e iOS.

Dispositivos

No campo dos gadgets, os mais populares são os que monitoram seu corpo durante a prática dos exercícios. Quase todos eles reúnem funções como contador de passos, distância percorrida, calorias queimadas, frequência cardíaca e quantas horas você tem dormido por noite, sendo que essas informações podem ser checadas posteriormente em um tablet ou smartphone.

Aqui, temos dois tipos de aparelhos: as pulseiras e os smartwatches. O CNET separou alguns modelos, e a boa notícia é que boa parte deles está disponível para compra aqui no Brasil:

Balanças

Além dos relógios, as balanças ficaram mais inteligentes. Elas não mostram mais apenas seu peso, mas também podem calcular seu índice de massa corporal (IMC), massa óssea percentual de gordura. Os dados então podem ser enviados para aplicativos, permitindo que você acompanhe seu desempenho junto ao médico.

A Fitbit e a Garmin, que já possuem gadgets fitness, também oferecem balanças que funcionam em conjunto com seus respectivos aparelhos e apps de terceiros. Veja abaixo algumas sugestões:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.