4 softwares de edição de áudio para Windows

4 min de leitura
Imagem de: 4 softwares de edição de áudio para Windows

Editores de áudios já foram mais assustadores, mas com a era digital, em que as pessoas podem pesquisar e encontrar mais facilmente informações sobre assuntos de seu interesse, até os mais amedrontadores programas de edição sonora podem acabar parecendo mais simples de se usar.

Existem muitos softwares disponíveis para PC e MAC que possibilitam que as pessoas interessadas na área de produção, captação e edição de áudio façam isso de maneira descomplicada sem precisar gastar muito — ou mesmo sem gastar 1 centavo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, para os amantes de produção de áudio, listamos alguns aplicativos gratuitos disponíveis para Windows que oferecem uma interface limpa, simples e de fácil manuseio.

1. Audacity

Um dos programas mais famosos e amados por quem edita áudios e opta por um software gratuito é o Audacity. A interface é simples e de fácil entendimento, o que é ótimo para iniciantes na área de edição sonora. Na aba de ferramentas, existem diversos efeitos para realizar uma boa edição, colocar efeitos de som, remover ruídos e fazer melhorias bem significativas. O Audacity surpreende por ser um dos programas gratuitos mais completos e que satisfazem muitas necessidades de quem curte editar áudios, podcasts, músicas.

Audacity permite importar áudios de formatos MP3, WAV, AIFF e OGG, e é possível fazer a captação diretamente no programa, cortar trechos do áudio, copiar e colar, mixar faixas de áudio e aplicar efeitos. Sendo assim, é um ótimo programa para quem deseja começar a editar áudio, pois é gratuito e possui inúmeros efeitos para deixar o arquivo com ótima qualidade.

Audacity

2. Wavosaur

Já Wavosaur é um programa de edição de áudio bem simples, não possui muitas ferramentas, mas é um ótimo programa para quem está iniciando e para aqueles que necessitam de um programa com ferramentas essenciais, como recortar um trecho do áudio ou realizar uma gravação.

O foco do software são tarefas básicas, para ser usado no dia a dia por quem precisa somente remover um pedaço indesejado no áudio. A interface é parecida com a do Audacity, então para quem pretende iniciar com um software de edição o Wavosaur é uma ótima escolha.

Wavosaur

3. Adobe Audition

O programa de edição de áudio da Adobe é completo e tem uma vasta gama de efeitos e ferramentas para que o usuário obtenha um áudio de ótima qualidade.  Ele permite editar os áudios de forma individual ou criar uma mixagem, com uma linha do tempo semelhante à dos outros softwares da Adobe.

Adobe Audition surpreende e se torna interessante por permitir que o usuário trabalhe individualmente com os efeitos sonoros mesmo na aba de mixagem, na qual é possível inserir mais de um áudio ou trilha ao mesmo tempo.

Este programa é pode ser visto como uma grande mesa de edição e é ótimo para quem trabalha ou curte inserir efeitos sonoros; sua interface é simples e fácil de trabalhar. O usuário do Audition pode optar por criar uma área de trabalho personalizada ou utilizar alguma das mesas prontas, escolhendo de acordo com o tipo de trabalho que vai realizar, como por exemplo efeitos, produção para rádio, entre outras opções.

Uma das grandes vantagens do Adobe Audition é que os usuários que trabalham com Adobe Premiere podem abrir os áudios do programa de edição de vídeos diretamente no programa de edição sonora e, ao salvar o arquivo já finalizado, o software de vídeo reconhece e atualiza na linha do tempo do Premiere. Então para quem é engajado na área de vídeo, mas gosta de deixar os áudios com boa qualidade, uma opção é trabalhar com o Adobe Audition, pois há a comodidade de intercalar os softwares e agilizar o processo de edição.

Adobe

4. Nuendo 8

Um dos programas profissionais mais completos, Nuendo 8 torna a experiência de editar trilhas sonoras ou podcasts muito satisfatória, pois é um software que atende a todas as necessidades quando se trata de produção, captação e edição de áudio. O programa dispõe de ferramenta para customizar e salvar efeitos que o usuário mais utiliza em suas edições, o que economiza tempo facilitando a edição quando se deseja praticidade ao realizar uma tarefa que é comum diariamente.

Ele possui um visual moderno, simples de navegar e com um pano de fundo mais escuro, o que deixa o software mais elegante e amigável aos olhos. Existem incontáveis efeitos disponíveis no Nuendo 8. Ele permite realizar a gravação de várias faixas de áudio em um só projeto, e quando falamos em edição é possível acrescentar efeitos individuais para cada uma dessas faixas; em uma mesma camada de áudio é possível alterar individualmente os tons baixos, médios e altos.

Nuendo ainda conta com sons de equipamentos musicais, como guitarra, bateria, piano e outros instrumentos. Sendo assim, é possível criar uma música utilizando apenas as ferramentas virtuais do programa, pois o Nuendo permite que o usuário trabalhe cada um dos instrumentos musicais individualmente, criando as próprias batidas, ajustando tom e duração e elaborando uma trilha personalizada de ótima qualidade.

Nuendo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.