Os 5 melhores softwares para edição de música do Linux

1 min de leitura
Imagem de: Os 5 melhores softwares para edição de música do Linux

Não importa se você é produtor musical ou apenas um interessado na área. Se a sua máquina opera com Linux, saiba que existem algumas boas opções de softwares voltados para edição musical e que foram desenvolvidos especialmente para esse sistema operacional. Por isso, resolvemos listar uma seleção dos principais aplicativos disponíveis atualmente. As opções podem variar de funcionalidades básicas até as mais sofisticadas, sendo algumas delas disponíveis também em outros sistemas operacionais.

Editando áudio com Linux

1. Audacity

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É totalmente gratuito e todo desenhado em código aberto. A plataforma funciona como uma ótima ferramenta para gravação e edição de áudio. Além das funções básicas esperadas, permite gravação por meio de microfone plugado, possibilita importar e exportar arquivos secundários e contém uma diversidade de efeitos sonoros possíveis. A utilização do Audacity é super prática pois conta com uma variedade enorme de atalhos que podem otimizar o trabalho de edição.

2. Cecília

É um sofisticado software voltado para o processamento de áudio de modo interativo e em tempo real. É possível realizar uma série de composições sonoras a partir das funcionalidades disponíveis. Por isso, é uma ferramenta pensada para produtores musicais. Além do Linux, há versões que podem ser executadas por Windows e Mac OS. 

3. Mixxx

O mais atrativo da ferramenta é a possibilidade de mixagem de som de uma forma bastante profissional. Além de Linux, Funciona em Mac OS e Windows. Conta com quatro decks com controles avançados, um menu de efeitos sonoros, permite gravação e transmissão e tem suporte para hardwares utilizados por DJ's.

4. Ardour

O objetivo do software é possibilitar edição de áudio digital com qualidade profissional.Conta com as funcionalidades básicas de edição como gravação, edição, mixagem e projetos em MIDI. É possível usar tecnologias de controle MMC e MIDI para realizar controle de mixagem manual ou automático.

Pode ser usado como auxílio para músicos, produtores e compositores. Permite importação e exportação de arquivos em diferentes formatos. Permite extensões através de plug-ins.

5. Hydrogen Drum Machine

É um recurso avançado em termos de caixa de ritmos. A ideia central é permitir programação profissional a músicos que tocam bateria. Para isso, a interface do software é todo baseado em padrões intuitivos. Embora tenha sido desenvolvido especialmente para Linux, o aplicativo já está disponível em Mac OS X em fase experimental.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.